Eleição

Com quatro chapas, professores escolhem hoje a nova direção da Apeoesp

Eleição vai até as 21h e apuração começa em seguida. Expectativa é de que resultado saia na quinta-feira

apeoesp

Aproximadamente 185 mil professores têm direito a voto no estado

São Paulo – Com quatro chapas na disputa, os docentes da rede pública estadual escolhem hoje (6) a nova direção do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp, filiada à CUT). Além da diretoria, serão eleitos também os integrantes dos conselhos estadual e regional de representantes. A eleição começou pela manhã e vai até as 21h, e a apuração começará depois das 22h, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da capital. A expectativa é de que o resultado seja conhecido na quinta-feira (8).

Quatro chapas participam da disputa. A 1 é liderada pela atual presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, na direção desde 2008. A chapa inclui integrantes da CUT e da CTB.

A 2 tem à frente a professora Ozani Martiniano (Psol), que integra a diretoria plena do sindicato. A chapa 3 é encabeçada por Antonio Carlos (PCO), e a 4, por João Zafalão (CSP-Conlutas), atual secretário de Política Sindical da Apeoesp.

Segundo a entidade, a diretoria estadual é formada por critério de proporcionalidade, conforme os votos obtidos na eleição. Quando há mais de duas chapas disputando, é preciso obter pelo menos 10%. O mandato vai até 2017. Há aproximadamente 185 mil professores com direito a voto.

Metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (CUT) faz amanhã e quinta-feira o segundo turno da eleição para escolha dos 27 diretores que vão compor o conselho da executiva da entidade. Participam trabalhadores de 225 empresas. Há apenas uma chapa, e o atual presidente, Rafael Marques, será reconduzido ao cargo.