Contra demissões

Greve na Volks do ABC completa dez dias; metalúrgicos fazem nova assembleia

Até o início da noite de hoje (15), sindicato e empresa continuavam reunidos. Montadora anunciou 800 cortes

São Paulo – Em greve há dez dias, trabalhadores na Volkswagen de São Bernardo, no ABC paulista, fazem amanhã (16), a partir das 7h, nova assembleia para discutir o andamento das negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Até o início da noite de hoje, a reunião ainda estava em andamento. Eles também decidirão se mantêm ou suspendem o movimento, iniciado após a Volks anunciar 800 demissões, 6% do efetivo na fábrica, que tem aproximadamente 13 mil funcionários. A empresa fala que ainda está com excedente de mão de obra.

Metalúrgicos e montadora discutem alternativas que envolvem o futuro da unidade, inaugurada em 1959 – foi a primeira fábrica da Volks fora da Alemanha. Mas os representantes dos trabalhadores querem primeiro garantir a permanência desses 800 funcionários, que souberam da dispensa por meio de telegramas recebidos no final do ano.

Hoje pela manhã, grevistas fizeram passeata pela fábrica em direção à ala 17, onde fica a direção e parte do setor administrativo. Segundo relatos dos sindicalistas, a montadora reforçou a segurança no local.