história e luta

Deputados lembram contribuição dos bancários de SP na conquista de direitos

Aniversário de 90 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foi é celebrado em sessão solene na Câmara

zeca ribeiro/ag. câmara

Aniversário de 90 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foi é celebrado em sessão solene na Câmara

São Paulo – A importância do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região na luta por direitos trabalhistas e pela democracia foi lembrada hoje (15) por parlamentares e ex-presidentes, durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 90 anos da entidade, comemorados amanhã.

“O Sindicato dos Bancários, que é referencial para o movimento dos trabalhadores, foi essencial na luta pela redemocratização do país e por melhores condições de trabalho e melhores salários”, afirmou o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que presidiu o sindicato de 1997 a 2000.

“É necessário que os trabalhadores façam contraposição aos interesses patronais e essa característica do sindicato vem desde a década de 1940, com a intenção de democratizar os serviços bancários e o acesso ao crédito e tornar essa mediação financeira uma alavanca para o desenvolvimento do país”, afirmou Berzoini. “Comemoramos a trajetória de uma entidade cuja presença na política nacional foi decisiva para estarmos hoje no patamar de luta sindical que estamos e para estarmos em uma democracia que se aprimora a cada dia com o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores.”

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que o Sindicato dos Bancários é bem-sucedido em acompanhar as novas demandas dos trabalhadores com as mudanças econômicas do país. “A entidade tem mantido importante atuação na luta pelos direitos da classe trabalhadora. Ela tem acompanhado a intensa reestruturação produtiva do Brasil, que gera um cenário de terceirizações e de reconfiguração da rotina de trabalho de diversas categorias.”

A deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que presidiu o Sindicato dos Bancários de Brasília de 1992 a 1998, lembrou que as bandeiras de luta de São Paulo são tendências para todo o país. “Se hoje temos a jornada de seis horas, ela se originou com os bancários de São Paulo, na década de 30”, disse. “Os bancários paulistas foram uma das primeiras categorias a resgatar sua gestão democrática, em 1979. Em Brasília foi em 1980.”

O tema central da comemoração é “90 anos Fortalecendo a Democracia”. “Ao longo da nossa história um dos temas mais importantes da luta é o fortalecimento da democracia”, afirmou a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira. Ela lembrou que a entidade foi responsável pelo fim do trabalho aos sábados na categoria e que os bancários militam pela redução da taxa de juros e das tarifas bancárias, por entender que esse é um caminho para o desenvolvimento do país.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente, na comemoração pelos 90 anos, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo, a partir das 17h.