Novo mandato

Bancários de São Paulo e metalúrgicos do ABC iniciam eleições nesta terça

Categorias vão escolher diretorias para os próximos três anos

Rubens Chaves/Folhapress

A votação dos bancários começa às 7h de amanhã (25); serão 200 urnas

São Paulo – Começam nesta terça-feira (25) as eleições para os sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e dos Metalúrgicos do ABC. No primeiro caso, a votação vai até sexta-feira (28), e o resultado deve ser divulgado no dia seguinte. Já os metalúrgicos elegem primeiro os comitês sindicais, dos quais sairá a direção executiva.

A eleição dos bancários terá duas chapas. A 1 é encabeçada pela atual presidenta, Juvandia Moreira, funcionária do Bradesco, e a 2, por Juliana Públio Donato de Oliveira, do Banco do Brasil. A votação começa às 7h. Ao todo, serão 200 urnas, entre fixas e itinerantes. A base, com aproximadamente 142 mil trabalhadores, inclui São Paulo, Osasco e mais 15 municípios. Segundo informação da comissão eleitoral à TV Bancária, do sindicato, o número de votantes fica em torno de 48 mil.

Já os metalúrgicos escolherão amanhã e quarta-feira os 280 representantes dos 93 Comitês Sindicais de Empresa (CSEs), mais o comitê dos aposentados – o sistema passou a ser adotado em 1999. No segundo turno, em 7 e 8 de maio, são escolhidos o presidente, a direção executiva e o conselho fiscal. O sindicato abrange os municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com mais de 100 mil trabalhadores na base, sendo 70 mil sindicalizados. A posse da nova diretoria está marcada para 19 de julho.