Pandemia

Bancários apresentam aos bancos medidas para conter a covid nas agências

Retorno ao home office, redução da exposição ao vírus, controle do acesso de clientes são algumas das demandas que bancos ficaram de analisar

Pixabay
Pixabay
Somente em janeiro, mais de 1.500 bancários pegaram covid-19 em São Paulo, Osasco e região

São Paulo – Diante do avanço no número de casos de bancários contaminados pela covid-19, o Comando Nacional da categoria reuniu-se hoje (18) com a federação dos bancos (Fenaban) para cobrar providências. Os trabalhadores querem que os protocolos de segurança sanitária sejam mantidos para garantir a saúde e a vida da categoria. Também como forma de reduzir a propagação e o contágio da população pelo vírus e suas variantes.

Os representantes dos bancários também solicitaram à Fenaban a suspensão de visitas a clientes durante essa nova onda de alta de casos da covid-19. Os bancários querem, ainda, a retomada do teletrabalho em home office e o compromisso com a não-demissão. Além disso, a volta do controle de acesso às agências bancárias e a melhoria do atendimento em telemedicina, entre outras reivindicações.

bancários covid
Reunião virtual entre representantes dos bancários e dos bancos, na tarde dessa terça-feira (Foto: Contraf-CUT)

A Fenaban informou que levar aos bancos as demandas apresentadas pelos representantes dos bancários e apresentar uma resposta. Assim, uma nova reunião deve ocorrer na semana que vem.

“Já havíamos falado com os bancos anteriormente sobre a necessidade da manutenção da segurança quando fosse retomada as atividades. Mas, neste momento em que a covid-19 está se espalhando, tanto nas capitais quanto no interior dos estados, de forma muito rápida (e, juntamente com ela, a gripe H3N2), os bancos retomaram as atividades e flexibilizaram os protocolos sem considerar este cenário, o que prejudica a segurança da categoria, dos clientes e de toda a população”, observou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Protocolos para todos

A dirigente alerta que os bancários com sintomas de gripe ou de covid-19 precisam ser afastados e a agência deve ser sanitizada. “Essa é a regra. Além disso, tem de fazer testes em quem está com sintoma e nos seus colegas de trabalho”, completou.

“Manter os protocolos é importante não apenas para garantir a saúde dos bancários, mas também para evitar o contágio da população e o surgimento de novas variantes”, acrescentou o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, também coordenadora do Comando, destacou a situação emergencial vivida novamente no Brasil e no mundo. “E, neste momento, precisamos ter a agilidade, a preocupação e atenção que tivemos no início da pandemia”, avalia. “Nós e os bancos precisamos nos manter firmes para que a categoria não seja contaminada e para que as agências não sejam focos de propagação da doença”, afirmou, cobrando para que os protocolos sejam mantidos e os bancos garantam a distribuição de EPIs e demais materiais de segurança e sanitização.

O que os bancários cobram

  • Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;
  • Afastamentos de bancários com casos confirmados e suspeitos até que o resultado do teste;
  • Testagem dos bancários;
  • Exigência do passaporte da vacina dos clientes;
  • Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;
  • Protocolo unificado;
  • Retomada do teletrabalho em home office;
  • Controle de acesso de clientes;
  • Redução do horário de atendimento para reduzir tempo de exposição;
  • Garantia álcool-gel nas agências e departamentos;
  • Manutenção de marcação do distanciamento;
  • Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;
  • Melhorar o atendimento da telemedicina;
  • Compromisso com a não-demissão;
  • Antecipação da vacinação contra a gripe.