Serviço

Coronavírus: condomínios ampliam medidas de segurança com trabalhadores essenciais

“Temos orientado todos os condomínios residenciais, comerciais e industriais a fornecerem máscaras descartáveis ou de pano para seus colaboradores”, aponta advogado

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Trabalhadores dos serviços essenciais seguem trabalhando durante a quarentena e necessitam de equipamentos de proteção

São Paulo – A preocupação com a saúde, durante o período de pandemia, mudou a rotina dos trabalhadores, principalmente daqueles que exercem as funções consideradas essenciais, como porteiros, zeladores e faxineiros.

Os trabalhadores de condomínio seguem as atividades normalmente. Francesco Petrizzo, proprietário de uma empresa que administra e contrata funcionários terceirizados para condomínios, conta que no começo da pandemia providenciou equipamentos de proteção e álcool gel para os funcionários.

“Assim que começaram as notícias, a empresa adaptou o plano de contingência. No dia 20 de março, nós compramos 300 máscaras N-95 para serem distribuídas aos nossos colaboradores. No fim de abril, fabricamos 5 mil máscaras caseiras e distribuímos para os funcionários e familiares”, explica à repórter Larissa Bohrer, da Rádio Brasil Atual.

Sem denúncias

Robson César Sprogis, advogado do Sindicato dos Condomínios de São Paulo (Sindicond), que representa 362 cidades, comenta que no período de quarentena não houve denúncia de prestadores de serviços sobre a falta de equipamentos para proteção individual.

“Não recebemos reclamações. Temos orientado todos os condomínios residenciais, comerciais e industriais a fornecerem máscaras descartáveis ou de pano para seus colaboradores”, aponta.

O zelador Santos, que trabalha num condomínio residencial na região de Cotia, diz que todos os profissionais fazem o uso de máscara e álcool gel, além de lavarem as mãos constantemente. “No meu trabalho, chegamos e já dão a máscara e o álcool. Os porteiros também tem um cuidado especial, já que não podem sair muito da portaria.”

O presidente do Sindicond, José Luiz Bregaida, complementa que as pessoas devem ficar em isolamento social para preservar vidas e o trabalho dos síndicos é fundamental para a segurança de todos. “Nessa luta contra o coronavírus, o Sindicond já enviou comunicados internos para aumentar os cuidados com a limpeza. Nessa época, é obrigação dos síndicos manterem a segurança e saúde dos moradores.”

Ouça: