Gastão Vieira assume ministério do Turismo

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, também do PMDB (Foto: Renato Araújo/ABr) São Paulo – O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) é o novo ministro do Turismo. O anúncio […]

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, também do PMDB (Foto: Renato Araújo/ABr)

São Paulo – O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) é o novo ministro do Turismo. O anúncio foi feito pela ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, na noite desta quarta-feira (14).

Vieira assume a pasta no lugar de Pedro Novais, que entregou carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff no início da noite.

Aos 65 anos, o novo ministro é natural de São Luís e foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 1995. Por duas vezes foi secretário de estado no Maranhão, ocupando o comando da Secretaria de Educação, de 1995 a 1998, e da Secretaria de Planejamento e Orçamento.

No quinto mandato como deputado federal, o advogado e mestre em direito tem longa trajetória na área de educação e dedicou-se, em geral, a assuntos regionais.

O novo ministro é descrito pelos parlamentares como discreto e distante das articulações de bastidores e políticas. Gastão Vieira preferiu se engajar em negociações técnicas relativas à educação, cultura e seguridade social.

Desde que começou na política, nos anos 80, Gastão Vieira se manteve a maior parte do tempo fiel ao PMDB, embora tenha passado rapidamente pelo PSC. Na Câmara, ele se destacou atuando nas negociações do Plano Nacional de Educação.

Além das áreas de educação e seguridade social, o novo ministro participou de negociações no exterior sobre irrigação, combate às desigualdades sociais, atividades do terceiro setor e da 34ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura.

Com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias