Diante de dissidência, deputado do DEM parte para o ataque contra Kassab

São Paulo – O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) fez duras críticas ao prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, seu colega de partido. O motivo é a iminente dissidência de […]

São Paulo – O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) fez duras críticas ao prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, seu colega de partido. O motivo é a iminente dissidência de Kassab, que planeja criar uma nova legenda, levando consigo expoentes do antigo PFL em uma articulação que culminaria, em futuro breve, com uma fusão ao PSB.

“Eu tinha respeito pelo prefeito Gilberto Kassab, não o tenho mais”, criticou Onyx, segundo o site Congresso em Foco. “Posso compreender, na dimensão pessoal, o interesse por buscar uma situação mais favorável àqueles que são muito firmes no que diz respeito a lealdade, a fidelidade, a seus princípios e valores e àqueles que transacionam com muita facilidade”, atacou.

Para Onyx, Kassab não está disposto a enfrentar as dificuldades pelas quais passa o partido e opta pela solução mais fácil, do “partido da boquinha”. Ele ainda apontou riscos na estratégia, já que há exigências legais para que a Justiça Eleitoral reconheça a nota legenda, como a coleta de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. “Olhem o risco”, aconselhou.

Antes da crítica, o gaúcho relembrou a criação do DEM, que já foi PFL, uma dissidência do PDS – antiga Arena, que apoiava a ditadura militar. Além de louvar o papel do setor político na redemocratização, o deputado ainda afirmou que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, são criação de Antonio Carlos Magalhãe, senador baiano morto em 2007. A proposta em questão era de um fundo nacional contra a pobreza.

A articulação de Kassab poderia abarcar figuras consagradas ao DEM, como Guilherme Afif Domingos (vice-governador de São Paulo) e Kátia Abreu (senadora por Tocantins). A criação do PDB seria uma manobra para evitar sanções da Justiça Eleitoral a titulares de mandatos eletivos que poderiam perder os cargos caso migrassem para outra legenda constituída.