Problemas em conexões internacionais deixam Twitter fora do ar para usuários do Virtua e GVT

Operadores confirmam problema para acessar páginas hospedadas fora do Brasil durante a madrugada, mas sustentam ter resolvido situação (Foto: Rede Brasil Atual – arquivo) São Paulo – Problemas na rede […]

Operadores confirmam problema para acessar páginas hospedadas fora do Brasil durante a madrugada, mas sustentam ter resolvido situação (Foto: Rede Brasil Atual – arquivo)

São Paulo – Problemas na rede da Embratel nas regiões Sul e Sudeste impediram o acesso de determinados sites na noite de quarta-feira (23). Usuários dos provedores de banda larga Virtua e GVT reclamaram por não conseguirem publicar mensagens no sistema de microblogs nem em páginas hospedadas pelo serviço Blogger, do Google. A causa está relacionada a instabilidades em conexões internacionais.

Em nota à imprensa, a GVT declarou que a situação foi registrada por volta de 21 horas de quarta-feira (23). O motivo foi uma “instabilidade” na rede internacional que atende a GVT na transmissão do tráfego de dados de clientes de banda larga que acessam endereços hospedados no exterior. “A empresa detectou restrição ao acesso ao Twitter e alguns outros serviços de redes sociais hospedados em vários pontos ao redor do mundo durante aproximadamente 12 horas”, admite a empresa.

De acordo com a nota, todos os serviços foram normalizados nesta quinta-feira (24), mas alguns usuários ainda podem encontrar problemas para acessar alguns serviços de redes sociais hospedados no exterior.

A NET, serviço de televisão e internet por assinatura responsável pelo Virtua, também confirma o ocorrido. A explicação é semelhante, atribuída a um “erro de configuração num link internacional” responsável pela conexão com a internet. A informação da operadora é de que outras empresas brasileiras também sofreram do problema. “A ocorrência prejudicou temporariamente o acesso à rede social Twitter. A situação já foi regularizada”, diz a nota oficial da empresa.

Aviso no próprio Twitter

Quando a questão foi levantada no blog de Rosana Hermann, do portal R7, alguns comentários sugeriam que o problema poderia estar no DNS – sigla em inglês para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios –, responsável pela identificação dos sites através de seus nomes.

Outras pessoas indicaram que a causa do problema foi um bloqueio das requisições de HTTP – sigla em inglês para HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto), para endereços de  IP (Internet Protocol ou Protocolo de Internet) utilizados pelos servidores do Virtua e do GVT, que utilizam sistemas de comunicação da Embratel.

Algumas informações dão conta de que nesta quinta-feira (24) o Twitter estava fora do ar para grande parte de São Paulo, havia comentários apontando que o Twitter estaria “esvaziado” pela manhã. A informação é desmentida pelas operadoras.