Governo garante tecnologia 4G na Copa das Confederações

Cidades-sede da competição terão nova tecnologia a partir de 30 de abril, diz ministro das Comunicações. Cidades do interior terão de esperar até 2015

Paulo Bernardo afirma que o leilão para quatro mil municípios do interior será realizado em março do ano que vem (Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil)

São Paulo – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reafirmou que a rede de telecomunicação 4G, sistema de telefonia e banda larga móvel mais rápido e eficiente que o atual, estará funcionando até 30 de abril nas cidades-sede da Copa das Confederações — Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No caso da capital paulista e das outras cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o limite é de 31 de dezembro deste ano. As declarações foram dadas na sede do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

“Nas seis cidades-sede da Copa das Confederações a rede está instalada, por que elas vão começar a funcionar no dia 30 de abril. As empresas que ainda usam o espectro, as televisões por assinatura por micro-ondas, têm prazo até sete de abril para desligar o serviço. As empresas que vão entrar no sistema 4G de 2,5 Giga-Hertz, destinado a áreas urbanas com grande fluxo de dados, terão um mês, mais ou menos, para realizar testes e colocar em operação. Já o prazo para a capital paulista é de 31 de dezembro, mas acredito que as empresas não queiram esperar tanto, afinal este é o maior mercado consumidor deste tipo de serviço”, explicou Bernardo.

O ministro disse esperar que a frequência de 4G em 700 mega-hertz esteja disponível para as cidades do interior até 2015. “Cerca de quatro mil municípios não têm nenhuma ocupação desta frequência. Acreditamos que o leilão possa ser realizado em março de 2014. Daí a implantação é provável que comece em 2015, porque tem as assinaturas de contratos, estudos, leva um tempo. Para o interior nós acreditamos que essa é a melhor maneira de levar internet de grande performance”, concluiu. No ano passado, durante o leilão das frequências de tecnologia 4G, nenhuma empresa se interessou pelo sistema 4G em 450 mega-hertz, que era o modelo destinado às áreas rurais.