Ministério tenta aproximar ciência e tecnologia da população

Iniciada nesta segunda, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem 14.500 atividades programadas por cerca de 700 instituições ligadas ao ensino e pesquisa em todo o país

Cartaz da sexta edição do evento, que ocorre em todo o país (Foto: Reprodução)

A sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa nesta segunda-feira (19) e vai até o próximo domingo. Realizada desde 2004, a iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas e tecnológicas. O foco é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação, ressaltando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Segundo a coordenação da Semana, esta é também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Segundo a organização, a participação de pessoas e de instituições de pesquisa e ensino é crescente a cada ano. Em 2008, foram realizadas cerca de  11.000 atividades, em 450 municípios. Neste ano, estão inscritas mais de 14.500 atividades promovidas por cerca de 700 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas por todo o país.

As atividades que acontecem durante a SNCT geralmente são gratuitas, e incluem dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino, universidades, tendas de ciência em praças públicas, feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras, visitas de cientistas às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibições de filmes e vídeos científicos, excursões científicas, e programas em rádios e de emissoras de tevê.

No site oficial do evento (http://semanact.mct.gov.br) há textos e cartilhas que podem ser baixados e vídeos com entrevistas com 26 cientistas brasileiros. Esses profissionais, das mais variadas áreas contam como começaram a fazer ciência e como a fazem no seu cotidiano. Ali também é possível conhecer todos os eventos cadastrados, bem como os locais.

“A arte da ilustração científica no Instituto Butantã”
Museu Histórico, Av Vital Brasil,1500
“Natureza inspiradora – o que os animais nos oferecem”
Museu Biológico, Av Vital Brasil, 1500
“O vírus H1N1 na mira da ciência brasileira”
Museu de Microbiologia – Av Vital Brasil,1500
de 20 a 25 de outubro, das 9h às 16h30
Mais informações: (11) 3726-7222, ramal 2117 ou www.butantan.gov.br

Uma das instituições que criou exposições específicas para a SNCT é o Instituto Butantan, de São Paulo. Entre os dias 20 e 25, das 9h às 16h30, haverá três exposições: “A arte da ilustração científica no Instituto Butantã”, no Museu Histórico; “Natureza inspiradora – o que os animais nos oferecem”, no Museu Biológico, e “O vírus H1N1 na mira da ciência brasileira”, no Museu de Microbiologia. Nesta segunda-feira (19) não haverá cobrança de ingresso. Até domingo, haverá uma exposição sobre as contribuições à saúde do Instituto Butantan Itinerante, do Centro de Imunologia e do Pavilhão Lemos Monteiro. O evento será gratuito todos os dias.

Nas Asas do Universo

Clube de Astronomia de São Paulo (CASP)
25 de outubro, das 9h às 17h
Parque Aeronáutico de São Paulo, Campo de Marte
Av. Braz leme, 3500, próximo à estação Carandiru do metrô

Também na capital paulista, uma das atividades que marcará o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia será realizada pelo Clube de Astronomia de São Paulo (CASP). “Haverá exposição de painéis e instrumentos astronômicos. E se o dia estiver claro, o público poderá observar o sol por meio de telescópios munidos de filtros”, adianta Francisco Conte, arquiteto e astrônomo amador do CASP. Segundo ele, o programa também integra as comemorações da Semana da Asa e é um instrumento de divulgação do Ano Internacional da Astronomia.  Cerca de 30 mil pessoas são esperadas.