Contágio em alta

Número de casos de covid-19 no mundo equivale a um país como os EUA: 331 milhões

De acordo com a plataforma Our World in Data, ontem foram registradas mais 2.628.680 milhões de infecções. Número de contaminados crescente é associado à disseminação da variante ômicron

Marcelo Camargo/EBC
Marcelo Camargo/EBC
Ômicron vem ultrapassando a fronteira dos países e levando a um aumento expressivo de novos casos diários em todo o mundo

São Paulo – Nas últimas 24 horas, o mundo registrou 2,62 milhões de novos casos de covid-19, de acordo com a plataforma Our World in Data. Segundo dados do projeto ligado à Universidade de Oxford, o total de infectados deve ultrapassar ainda hoje a marca de 331 milhões, o que equivale à população inteira dos Estados Unidos, estimada, até o ano passado, em cerca de 331,9 milhões de pessoas, segundo o Escritório do Censo.

Ao todo, os países já somam 330.746.893 casos da doença do novo coronavírus com tendência de alta. Nos últimos 14 dias até esta segunda-feira (17), foram quase 38 milhões a mais de infectados. No dia 11, o mundo bateu um novo recorde de registros diários, com 3,28 milhões de diagnósticos positivos para o coronavírus. Foi a primeira vez que o total contabilizado em um único dia ultrapassou a casa dos 3 milhões. Até então, a maior marca havia sido registrada no dia 5, quando a plataforma indicou novos 2,59 milhões de infectados em um único dia. 

O número crescente de casos é relacionado à disseminação da variante ômicron. Descoberta em meados de novembro de 2021, a cepa, considerada mais transmissível, vem, desde então, ultrapassando a fronteira de centenas de países e levando a um aumento expressivo de novos casos diários em todo o mundo. Ainda no último dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que a ômicron foi responsável por quase 60% dos casos de covid-19 sequenciados pelo globo até dezembro. A agência ainda prevê que a variante deve se tornar dominante em vários locais do mundo nas próximas semanas.

Avanço sem fronteiras

Desde a semana passada, a cepa já é responsável por quase todos os casos de coronavírus confirmados nos EUA. Na Europa, a organização alertou que mais de 50% da população do continente poderá ser infectada pela ômicron até março. A plataforma Our World in Data também aponta que a variante já é dominante no Brasil, sendo encontrada em amostras de mais da metade dos casos sequenciados no país – 58% – até 27 de dezembro. 

Apesar do crescimento dos casos, o número de mortes é mais baixo do que em outros momento da pandemia de covid. Do início da pandemia, em março de 2020, até hoje, o mundo todo já registrou 5.545.576 milhões de mortes em decorrência da doença do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 5.916 óbitos. 


Leia também


Últimas notícias