primeiro passo

No Dia Mundial de Luta contra a aids, Guarulhos leva teste itinerante à população

Em parceria com o governo federal, veículo da campanha 'Fique Sabendo' visa facilitar o acesso à prevenção para aqueles que ainda não frequentam os serviços básicos de saúde

reprodução/TVT

Procedimento leva cerca de 15 minutos e se assemelha ao teste de gravidez

São Paulo – No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado ontem (1º), Guarulhos recebeu uma unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-DST/aids) que vai fazer um trabalho itinerante pelos bairros, com capacidade de realizar quatro mil testes até a próxima sexta-feira (5). A ação faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, do governo federal, em parceria com o município.

Os casos de aids entre os jovens de 15 a 24 anos aumentaram 21% nos últimos sete anos, mas considerando todas as faixas etárias houve uma queda de 20% no número de novos infectados. Em São Paulo, quatro pessoas morrem por dia em decorrência de complicações da doença. Um dos principais problemas é justamente a identificação.

“O CTA itinerante é uma estratégia que busca favorecer o acesso à testagem do HIV para populações que, por diversos motivos, por sua vulnerabilidade, não acessam usualmente os serviços de saúde”, diz Ricardo Gamboa, coordenador do programa DTS/AIDS de Guarulhos.

As ações de prevenção continuam ao longo de todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde. O teste é rápido, leva cerca de 15 minutos. Algumas gotas de sangue são colhidas e vão para um aparelho que se assemelha ao de gravidez.

O coordenador afirma que o preconceito ainda é um obstáculo: “Penso que as pessoas ainda têm muito medo de um resultado positivo. A aids ainda é uma doença que carrega todo um estigma”, e faz o convite para todos façam o teste, em especial aqueles que nunca o fizeram ou que se testaram há muito tempo.

Assista a matéria completa da TVT:

Leia também

Últimas notícias