Dengue: 48 municípios têm risco de surto e 236 estão em alerta

Mapa do Ministério da Saúde revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia

São Paulo – O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (5) o mapa da dengue no Brasil. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2011 foi realizado entre outubro e novembro, em parceria com secretarias municipais. Dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco para o surto da doença (mais do que 3,9% dos imóveis pesquisados), 236 em alerta (entre 1% e 3,9%) e 277 estão com índice satisfatório (menos de 1%).

Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais – Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) – estão localizados em 16 estadso: quatro na região Norte, sete na Nordeste, três na Sudeste um na Centro-Oeste e um na Sul.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as cidades que estão em situação de alerta não podem baixar a guarda. “Ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.

 O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia. “Além do sistema de vigilância convencional, contamos, a partir de agora, com o Observatório da Dengue, mais uma ferramenta que irá nos ajudar no monitoramento da doença por meio das redes sociais”, ressaltou o ministro.

Locais com focos da doença

Na região Norte, há predominância de focos do mosquito Aedes aegypti nos resíduos sólidos de lixo (44% dos imóveis analisados), assim como na Sul. Já no Nordeste, os locais de abastecimento de água, como caixas de água, tambores e poços são o problema com 72,1% dos criadouros encontrados, assim como no Centro-Oeste. No Sudeste, os focos concentram-se em depósitos domiciliares, como vasos, pratos, ralos, lages e piscinas.

Verba e redução de casos

O Ministério vai repassar R$ 90 milhões para 989 municípios com o objetivo de qualificar as ações de prevenção e controle da dengue. Os locais selecionados deverão se comprometer a realizar atividades de vigilância epidemiológica e assistência  aos pacientes.

Até o final de novembro, foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 25%. De janeiro a novembro de 2010, foram registrados 985.720 casos suspeitos da doença. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram diminuição nos casos de dengue: A maior redução – de 77% – foi registrada no Centro-Oeste, de 211.695 casos em 2010 para 48.524 este ano.

Com informações da Agência Saúde

Leia também

Últimas notícias