Eleições 2014

Vox mantém perspectiva de vitória de Dilma no 1º turno; para Ibope, chance é pequena

Pesquisas contratadas por Carta Capital e Estado de S.Paulo apresentam pouca diferença nos números, mas cenários são bastante distintos; chapa Eduardo/Marina é a que oscila mais entre levantamentos

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Peso da transferência de votos de Marina Silva a Eduardo Campos faz a diferença entre haver ou não 2º turno

São Paulo – Vox Populi e Ibope divulgaram hoje (11) pesquisas eleitorais para a Presidência da República e registraram realidades sutilmente diferentes: de acordo com o primeiro instituto, contratado pela revista Carta Capital, se as eleições fossem hoje, a presidenta Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno, com 40% dos votos; já o levantamento contratado pelo jornal O Estado de S.Paulo aponta o segundo turno como possibilidade quase certa, com 38% das intenções de voto para Dilma. Ambos os levantamentos apontam o senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato do PSDB, no mesmo lugar, com 21% e 22% das intenções de voto, respectivamente.

Os resultados da chapa de Eduardo Campos e Marina Silva, no entanto, apresentam disparidades grandes: de acordo com as estatísticas do Vox Populi, Campos tem 8% dos votos, mas, quando Marina Silva é citada como pré-candidata a vice, sobe a 13%. Já no levantamento do Ibope, o pré-candidato do PSB parte de 13% e, quando Marina é citada, chega a 18% e encosta no candidato tucano. Pela primeira vez, os institutos de pesquisa fazem levantamento com os nomes dos vices, principalmente para medir o poder de transferência de votos de Marina.

Hoje, ambos estão filiados ao PSB, embora Marina milite pela Rede Sustentabilidade, partido que não conseguiu criar a tempo das eleições. Os atritos entre os partidos, porém, têm sido cada vez mais recorrentes. O maior deles envolve as eleições em São Paulo: no estado, o PSB é aliado histórico dos tucanos e pende a apoiar a campanha pela reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para Marina, que considera o governador paulista um representante da “velha política”, a aliança é impossível, e teria até levado a ex-ministra do Meio Ambiente a cogitar deixar a chapa com Campos.

A pesquisa Vox Populi foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número BR-00156/2014. Para o levantamento, foram entrevistadas 2,2 mil eleitores em 161 municípios entre os dias 31 de maio e 1º de junho.

Já a pesquisa Ibope entrevistou 2 mil pessoas em 142 municípios do País, entre 4 e 7 de junho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral.