Suplicy abre mão de pré-candidatura em São Paulo em apoio a Haddad

Eduardo Suplicy é o segundo a se retirar da disputa. Diferentemente de Marta, manifestou apoio a Haddad (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado) São Paulo – O senador Eduardo Suplicy […]

Eduardo Suplicy é o segundo a se retirar da disputa. Diferentemente de Marta, manifestou apoio a Haddad (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)

São Paulo – O senador Eduardo Suplicy anunciou neste domingo (6) que não vai disputar as prévias que vão definir o candidato do PT à prefeitura de São Paulo. A confirmação foi feita durante encontro com militantes na zona leste da capital paulista no qual declarou apoio ao ministro da Educação, Fernando Haddad, um dos três pré-candidatos ainda na disputa.

Em seu perfil na rede social Twitter, Suplicy explicou que vai fazer campanha a favor de Haddad porque este se comprometeu com a implementação na capital paulista do Renda de Cidadania, programa social de redistribuição de renda que se transformou na principal bandeira dele. Além disso, segundo informou, contou a favor da desistência “o pedido das pessoas para que eu continuasse meu trabalho no Senado”.

Suplicy vinha tentando por meio das redes sociais obter as 3.800 assinaturas de filiados ao partido necessárias para participar das prévias agendadas para 27 de novembro. Ele já havia sinalizado que poderia retirar-se da disputa caso algum dos pré-candidatos se comprometesse com a causa do Renda de Cidadania. Em 2002, ele foi derrotado nas prévias do PT para a disputa da Presidência da República, quando Luiz Inácio Lula da Silva venceu e, nas eleições, bateu o tucano José Serra.

Esta semana, a senadora Marta Suplicy também retirou sua pré-candidatura atendendo a um pedido do ex-presidente e da presidenta Dilma Rousseff. A parlamentar admitiu que sua participação nas prévias poderia levar a fissuras que acabariam por atrapalhar o partido nas eleições.

Com isso, além de Haddad continuam na disputa pela candidatura os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto. O primeiro já entregou a ficha de inscrição para as prévias. O segundo promete fazê-lo na segunda-feira (7), data-limite para manifestar a intenção de participar. Ambos têm dito que não abrirão mão de consultar os filiados sobre qual deve ser o nome da sigla a disputar a administração paulistana.