Russomano empata com Serra na corrida eleitoral paulistana; tucano também é o mais rejeitado

São Paulo – José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) estão empatados na corrida eleitoral para a prefeitura paulistana, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (3), com 26% e 25% da intenção […]

São Paulo – José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) estão empatados na corrida eleitoral para a prefeitura paulistana, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje (3), com 26% e 25% da intenção de votos, respectivamente. Em terceiro lugar, aparecem em empate técnico Soninha (PPS), com 7%; Fernando Haddad (PT), 6%; e Gabriel Chalita (PMDB) e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), com 5%. Se a eleição fosse hoje seriam14% de votos nulos ou em branco. Outros 9% não souberam responder.

Na sétima colocação, com 1% na pesquisa, estão Ana Luiza (PSTU), Eymael (PSDC) e Carlos Giannazi (PSOL). Levy Fidélix (PRTB), Anaí Caproni (PCO) e Miguel Manso (PPL) não chegaram a 1%. 

Os entrevistados também foram perguntados em relação a qual candidato não votariam. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 34%. Paulinho da Força e Soninha Francine aparecem na sequência, com 13% de rejeição. Logo depois são citados Eymael (11%), Levy Fidelix (11%), Haddad (9%), Gabriel Chalita (8%), Russomanno (8%), Miguel (6%), Ana Luiza (6%), Anaí Caproni (5%)  e Carlos Gianazzi (4%).

Os resultados não levam em conta eventuais efeitos do debate da Band, realizado na quinta-feira à noite, porque as entrevistas foram feitas antes de ele ocorrer.

Na intenção de voto espontânea, os percentuais caem. Serra tem 11%; Russomanno, 9%; Haddad, 3%; e Chalita, 2%. Paulinho e Soninha têm 1% na espontânea. Pouco mais da metade (52%) não souberam responder; 2% citaram nomes de não-candidatos, e 18% disseram que anulariam ou votariam em branco.

A pesquisa Ibope, paga pela Rede Globo e pelo Grupo Estado, foi feita face a face entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na cidade de São Paulo. Ouviu 805 eleitores em todas as regiões da cidade. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos porcentuais.

Com informações de O Estado de S. Paulo.