Representantes das santas casas cobram de deputados regulamentação de filantrópicas

Além de regras e mais atenção para o setor, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia pedem orçamento mais equilibrado para a saúde

Brasília – A Confederação das Santas Casas de Misericórdia quer pressa na aprovação do projeto de lei que cria o marco regulatório das instituições filantrópicas. Para isso, representantes da entidade se reuniram nesta quarta-feira (17) com a Frente Parlamentar da Saúde na Câmara.

O projeto pode ser votado nos próximos dias, segundo o superintendente da confederação, Antônio Brito. A matéria estabelece regras para o setor e pode gerar divergências em plenário, pois, no início do ano, os parlamentares rejeitaram uma medida provisória que também tratava do assunto.

Na época, a proposta autorizava a renovação de todos os certificados de entidade beneficente de assistência social (Cebas), mesmo das acusadas de irregularidades.

A confederação pede também um orçamento mais equilibrado para a saúde e, em tempos de crise financeira, mais atenção para o setor. Dados da própria entidade atestam que, em 56% dos municípios brasileiros, as santas casas são as únicas instituições de saúde. Ao todo, são 480 mil empregos diretos.

“Geramos mais empregos que a indústria automobilística, por exemplo, e não recebemos nenhuma atenção especial em relação à crise”, disse Brito.

Fonte: Agência Brasil