Reeleito em BH, Lacerda faz aceno ao PT e ao governo federal

Com ruptura de aliança, petistas ficarão fora da administração municipal pela primeira vez em 20 anos após eleição de clima quente com envolvimento de Aécio Neves, Dilma Rousseff e Lula

Lacerda descartou a possibilidade de sofrer oposição do governo federal após romper com o PT (Foto: Luiz Costa. Hoje em Dia. Folhapress)

Belo Horizonte – Em disputa acirrada, Marcio Lacerda (PSB) é reeleito prefeito de Belo Horizonte no primeiro turno, com quase 680 mil votos, totalizando 52,68% dos válidos. O petista Patrus Ananias conquistou 40,8% no pleito e ficou em segundo lugar, seguido por Maria da Consolação (PSOL), com 4%, e Vanessa Portugal (PSTU), com pouco mais de 1%. Alfredo Flister (PHS), Tadeu Martins (PPL) e Pepe (PCO) não atingiram 1%. Brancos e nulos somaram aproximadamente 15% da urnas e as abstenções foram de quase 19%.

Vitorioso, Lacerda e o vice Délio Malheiros comemoraram com militantes e apoiadores em frente ao seu comitê, na avenida Raja Gabáglia, na região Centro-Sul da capital. Em entrevista coletiva, o prefeito prometeu diálogo com os adversários, argumentando que “política não se faz com fígado”. Ele também negou a possibilidade de ter qualquer indisposição com o governo federal. “Não haverá oposição do governo federal, como não houve ao governo de José Serra, ao de Alckmin e ao de Anastasia”, esclareceu. Para o socialista ainda há “muito trabalho a se fazer” e, neste sentido, el assegurou concluir as mais de 300 obras em andamento na cidade e “corrigir” problemas principalmente nas áreas da educação e da saúde.

Padrinho da candidatura e principal nome do PSDB para as eleições presidenciais, o senador Aécio Neves também celebrou ao lado de Lacerda. “Estou extremamente feliz hoje. Não só pela vitória do Marcio, mas por BH. Este projeto maravilhoso vai ter continuidade. É isso que deve ser comemorado.” O governador Antonio Anastasia também participou da festa da vitória, que tinha ares de 2014.

Após 20 anos, o PT está fora da administração da capital mineira, que começou com o mandato de Patrus Ananias de 1992 a 1998. “Às vezes, as vitórias nas urnas nem sempre se juntam às vitórias políticas. Vencemos politicamente. Conseguimos unir novamente o Partido dos Trabalhadores e também as forças de esquerda. Fizemos boas alianças e vamos trabalhar em prol do povo de Belo Horizonte”, afirmou Patrus, que prometeu fazer oposição a Lacerda.

Os apoiadores da campanha estão satisfeitos com os esforços da disputa eleitoral. “O que fica de positivo é que o PT resgatou a sua identidade na capital mineira”, afirmou o presidente municipal do partido e coordenador da chapa, Roberto Carvalho.

Durante toda a campanha, as pesquisas apontavam para a reeleição no primeiro turno do prefeito, apesar do crescimento de Patrus nos últimos levantamentos. A disputa foi marcada pela forte presença de grandes lideranças nacionais e regionais, como o ministro Fernando Pimentel, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff com o candidato do PT. Marcio Lacerda contou principalmente com o apoio do PSDB, na figura de Antonio Anastasia e de Aecio Neves.

Câmara Municipal

A Câmara de Belo Horizonte surpreendeu e teve renovação de quase metade de seus vereadores. Dos 40 eleitos, 21 não estavam no mandato anterior. O PT e o PSB conquistaram ambos seis cadeiras cada. O vereador mais votado foi Fernando Luiz (PSB), bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, com aproximadamente 12 mil votos, 0,95% do total. Pedro Patrus (PT), filho do candidato Patrus Ananias, também foi eleito.

Dentre os reeleitos está o atual presidente da Casa legislativa, Léo Burguês de Castro (PSDB), que esteve envolvido em denúncias de improbidade administrativa, utilizando grande parte da verba indenizatória em compra de coxinhas no bufê de sua madrasta. A presidência, por sinal, pode ser ocupada pelo bispo Fernando Luiz, por ser o mais votado, mas deve ser disputada por outros vereadores que já cotavam o cargo, como o tucano Pablito.

Região metropolitana e interior

Entre as três maiores cidades da Grande BH, apenas Contagem – a mais populosa da região metropolitana – terá segundo turno, com disputa entre Carlin Moura (PC do B), que teve 37% dos votos válidos, e Durval Ângelo (PT), segundo lugar com 31%.

Já em Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB) venceu, com 68%, a atual prefeita Maria do Carmo, que conseguiu 31%. Ribeirão das Neves elegeu Daniela Corrêa, do PT, com 54% dos votos válidos, contra 40% de Gláucia Brandão, do PSDB.

No interior, Uberlândia, segunda maior cidade do estado, na região do Triângulo Mineiro, confirmou as pesquisas prévias e tem a vitória no primeiro turno de Gilmar Machado (PT), com 68%, seguido por Luiz Humberto Carneiro (PSDB), com 28,05%. Na vizinha Uberaba, haverá segundo turno disputado por Paulo Piau (PMDB) e Lerin (PSB). O primeiro com 31% dos votos válidos contra 20% do adversário.

No norte de Minas, Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB) se enfrentam no segundo turno pela prefeitura de Montes Claros, ambos empatados com 26% dos votos válidos. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a briga continua entre Bruno Siqueira (PMDB) e Margarida Salomão (PT). O pemedebista com 40% e a petista com 37%. Na região Centro-Oeste, a prefeitura de Divinópolis continuará com Vladimir Azevedo (PSDB), que foi reeleito com 36%.