ódio bolsonarista

PT estuda medidas contra deputados que postaram ameaças a Lula

Presidenta do PT Gleisi Hoffmann diz que o partido estuda as medidas cabíveis contra o deputado que ameaça receber Lula com arma

Reprodução
Reprodução
Proposta de Lula de renovar o Congresso já provoca ódio entre parlamentares bolsonaristas

São Paulo – O PT avalia medidas a serem tomadas contra o deputado federal bolsonarista Junio Amaral (PL-MG) e o deputado estadual Coronel Telhada (PP), que divulgaram vídeos exibindo armas ao dizerem que estão “prontos para receber” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato é tipificado como incitação pública à prática de crime, previsto no artigo 286 do Código Penal, cuja pena é de três a seis meses de detenção ou multa.

“O PT entrou com representação contra o deputado Junio Amaral (PL-MG) no Conselho de Ética da Câmara. A ação de notícia-crime é motivada pelo vídeo divulgado pelo parlamentar nas redes sociais, no qual ele manuseava uma arma de fogo enquanto fazia provocações ao ex-presidente Lula”, escreveu o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) em seu twitter.

Em seu post, Amaral disse morar em Contagem (MG) e chega a dar supostas pistas até sua casa. Na sequência, enquanto finalizava a declaração, sacou uma arma e inseriu um cartucho. “Eu vou esperar vocês lá, tanto a sua turma, como você. Vá lá conversar com a minha esposa, a minha filha. Vocês serão muito bem-vindos. Até lá”, completou o deputado, referindo-se diretamente a Lula.

Além da conta

As postagens ameaçadores são parte de uma reação de parlamentares a um trecho do discurso de Lula em reunião na CUT nesta segunda-feira (4), quando conclama as entidades sindicais a um esforço para conscientizar a população sobre a importância de eleger deputados e senadores comprometidos com os interesses da classe trabalhadora.

Em sua participação na reunião da CUT, Lula, que já foi deputado federal, lembrou a dinâmica parlamentar no interior do Congresso, que fazem com que os deputados e senadores muitas vezes nem se deem conta do que acontece do lado de fora. E sugeriu outras formas de pressão sobre os parlamentares, o que é legítimo. “Não é ir (à casa dos parlamentares) para xingar, não. É para conversar. Acho que surte mais efeito do que manifestação em Brasília”, disse Lula na CUT.

“Achei muito inadequado o nível de violência que teve essa resposta, estamos avaliando quais medidas vamos tomar em relação a isso. Mostrar arma e incitar violência é coisa que não pode ficar sem resposta”, afirmou. “O deputado tem que responder porque anda com essa arma no carro e incitando a violência”, disse a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, em entrevista ao Uol.

Para Gleisi, a resposta dos bolsonaristas foi “desmesurada”. “A intenção do presidente, e eu estava lá quando ele falou, era falar o seguinte: o movimento sindical tem que falar com os parlamentares para tentar mudar o estado de coisas, explicar o que significa”, disse. “No sentido de como o movimento sindical, as lideranças, podem conversar com os parlamentares que representam o povo”.

Ameaça geral

A bancada estadual do PT protocolou ofício junto ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari (PSDB) relatando o fato, sua gravidade e também que representará o deputado Telhada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Para a líder da bancada petista, deputada Márcia Lia, a situação se reveste de intensa gravidade uma vez que, as ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no Partido dos Trabalhadores lado a lado do ex-presidente Lula, em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Cascata

Outro que entrará na mira do PT pelas ameaças a Lula é o deputado estadual Coronel Telhada (PP-SP). Ele gravou vídeo, exibido nas suas redes sociais, nas dependências da Assembleia Legislativa. Ele também exibe uma arma de fogo e profere explícita ameaça ao ex-presidente Lula e às pessoas que ele denominou como “seu bando”.

Além de Telhada e Junio, o deputado estadual pelo Paraná, Coronel Lee (DC), subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do estado para, além de ofender o ex-presidente Lula, admitir já ter assassinado integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) .

Em vídeo, publicado pelo jornalista Eduardo Matysiak no Twitter, o deputado bolsonarista ele inicia dizendo que “o que nos traz hoje aqui é um desaforo, uma ameaça de um indivíduo, um elemento que é chamado de Lula”.

Em seguida, faz referência ao seu equivalente de São Paulo, Coronel Telhada. “O nosso modus operandi, Coronel Telhada, é o mesmo. A última vez que esse bando do MST e da esquerda veio nos visitar – queriam conversar com a gente no meio do mato, foram parar no inferno. Então, Lula, mande a sua turma toda falar com a gente de novo. Vocês vão visitar seus amigos que estão lá. É esse nosso recado”, concluiu