Presidenta do TSE pede ‘voto limpo’ para escolha de prefeitos e vereadores

São Paulo – O “voto limpo” para escolha de prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros foi defendido pela presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Em pronunciamento em […]

São Paulo – O “voto limpo” para escolha de prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros foi defendido pela presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na noite de ontem (6), ela ressaltou que as pessoas são livres para votar e que devem exercer esse direito com responsabilidade.

“Você é livre para votar em quem quiser como seu representante”, disse. “Quem é livre é responsável. E responsabilidade é libertação do que foi e não deu certo, do que deu certo, mas pode ser melhor”, destacou. “Vote limpo, porque o Brasil merece”.

Esta é a primeira eleição em que a Lei da Ficha da Limpa está em vigor. “Nós, juízes, garantiremos sua aplicação. Mas quem vota é você. Assim você escolhe se quer ser agradecido ou perdoado pelos que vierem depois”, disse a ministra.

“E você, cidadão, é autor da sua história, e o amanhã se planta hoje. No seu voto, você escolhe o seu presente e prepara o futuro. O voto não é apenas um nome: é o país em construção. Juntos, traçamos no nosso rumo, aproveitando o vento, mas desenhando nossa própria rota”, concluiu.

As eleições de hoje ocorrem em mais de 5,5 mil municípios. Mas de 138 milhões de brasileiros estão aptos a votar.