Prefeitos de capitais discutem novo pacto federativo em Brasília

João Coser (PT), José Fortunati (PDT) e Fernando Haddad (PT) prepararam documento com pontos em comum, entre eles o endividamento das cidades

Brasília – A Frente Nacional dos Prefeitos apresenta hoje (20) uma lista de reivindicações ao Congresso Nacional. Prefeitos de capitais foram convidados para uma reunião com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, para dar prosseguimento à discussão sobre um novo pacto federativo. A reunião está marcada para as 11h, no Salão Negro do Congresso.

Quinze prefeitos confirmaram presença: os de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Segundo o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a pauta vem sendo negociada nas últimas semanas em diversas reuniões promovidas pela frente. O presidente da frente, João Coser, Fortunati e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, costuraram o acordo em torno das propostas que serão apresentadas. Sem antecipar os projetos que pretende sugerir, Haddad diz que espera uma pauta mínima única a ser oferecida ao Congresso Nacional na discussão do pacto federativo.

Endividamento dos municípios

Há prioridades de curto e médio prazo para potencializar investimentos e zelar pelo equilíbrio fiscal e de médio e longo prazos visando o fortalecimento do diálogo federativo permanente.

Em Brasília, na semana passada, Haddad informou que o objetivo é contribuir para redução do endividamento dos municípios. “Estarei aqui para discutir o assunto, já tendo contato com a pauta dos governadores e procurando somar forças para que essa questão seja equacionada”.

Com informações da Agência Câmara