Prefeito de Porto Velho é afastado após operação da PF

Roberto Sobrinho (PT) é suspeito de participar de um esquema de superfaturamento de contratos

Brasília – O prefeito de Porto Velho (RO), Roberto Eduardo Sobrinho (PT), foi afastado do cargo e quatro dos seus secretários acabaram presos ontem (6) durante operação da Polícia Federal que investiga suposto desvio de dinheiro público em contratos superfaturados e não prestação de serviços. De acordo com o Ministério Público de Rondônia, o esquema teria movimentado mais de R$ 124 milhões.

A Operação Vórtice foi coordenada pelos ministérios públicos Estadual e Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas de Rondônia – e aponta para o suposto envolvimento de políticos, agentes públicos, empresários e pessoas que atuavam como “laranjas”.

As fraudes em licitações teriam ocorrido entre 2005 e 2012 e envolvem as secretarias de Administração, Serviços Básicos, Obras e Agricultura. Também fariam parte do esquema a Procuradoria-Geral do Município e a Controladoria-Geral.

Foram 18 mandados de prisão, 31 de busca e apreensão e 22 de afastamento de cargo público. Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes licitatórias, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Com informações da Agência Brasil