Sol nasceu quadrado

Polícia Federal prende em Brasília bolsonarista que convocou pessoas armadas contra posse de Lula

Redes sociais bolsonaristas estão espalhando desde ontem que empresário Milton Baldin foi “sequestrado” pela PF no acampamento golpista montado no QG do Exército

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Criminoso foi preso nas imediações do Quartel-General do Exército na capital federal

São Paulo – A Polícia Federal prendeu em Brasília, na noite desta terça-feira (6), o empresário bolsonarista Milton Baldin, de Mato Grosso. Ele convocou há duas semanas pessoas com armas legalizadas e colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACS) para “mostrarem presença” em frente ao Quartel-General do Exército na capital federal, onde o criminoso foi preso. “Se nós perdermos essa batalha, o que vocês acham que vai acontecer dia 19? Vão entregar as armas? E o que eles vão falar? ‘Perdeu, mané?’”, disse.

A ordem de prisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A data de 19 de dezembro era o prazo para a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Porém, a solenidade que vai formalizar a eleição de Lula e do vice Geraldo Alckmin foi antecipada pela corte: será às 14h do dia 12 de dezembro, a próxima segunda-feira.

“Gostaria de pedir ao agronegócio, a todos empresários, que deem férias aos caminhoneiros e mandem os caminhoneiros vir para Brasília, que nós estamos precisando de peso e de força aqui”, disse o golpista preso ontem, em vídeo divulgado nas redes sociais em 26 de novembro. Ele usava um microfone.

‘Somos 900 mil, venham aqui mostrar presença’

O golpista pediu a empresários do agronegócio que liberassem caminhoneiros durante 15 dias, para participarem dos protestos. “São só 15 dias, não vai fazer diferença. E também queria pedir aos CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores), que têm armas legais, hoje nós somos, inclusive eu, 900 mil atiradores, venham aqui mostrar presença”, conclamou.

Redes sociais bolsonaristas estão espalhando desde ontem que Baldin foi sequestrado no acampamento golpista montado no QG do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), reporta o jornal Metrópoles.

“Para quem acha que é tudo uma brincadeira, acabou de acontecer um sequestro aqui no QG, em Brasília. Um civil foi sequestrado há pouco aqui, no fundo acampamento. Segundo patriotas que escutaram, ele foi chamado pelo nome e anunciaram a prisão, falando que era da Polícia Federal”, disse um dos golpistas, de acordo com o site.