8 de janeiro

PF deflagra sétima fase da operação Lesa Pátria contra golpistas em Minas e no Paraná

Os alvos são pessoas que participaram, financiaram e incentivaram ataques ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal em 8 de janeiro

Divulgação/PF
Divulgação/PF
A Lesa Pátria teve início em 20 de janeiro, como desdobramento das ações contra terroristas do 8 de janeiro

São Paulo – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a sétima fase da Operação Lesa Pátria. Os alvos são pessoas que participaram, financiaram e incentivaram o ataque ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal no dia 8 de janeiro, em Brasília. Os agentes cumprem em Minas Gerais e no Paraná oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.

A PF classifica a operação Lesa Pátria como permanente. As investigações têm o objetivo de elucidar crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Nesta terça, a ofensiva teria prendido os três alvos, mas a PF não havia divulgado os nomes até o fechamento desta matéria.

A Lesa Pátria teve início no dia 20 de janeiro, uma sexta-feira, como um desdobramento das ações policiais contra terroristas que participaram do ataque a Brasília.

Na quinta fase, a operação teve como alvos principalmente policiais militares do Distrito Federal (DF) que foram coniventes e omissos ante o ataque.  

Liberdade provisória

Na quinta-feira (2), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liberdade provisória a mais 52 denunciados pelos atos golpistas. Ele havia tomado a mesma medida dois dias antes, beneficiando outros 173 investigados.

Segundo a Corte, 751 pessoas seguem presas pelos ataques. Os que foram soltos estão limitados por inúmeras medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão do passaporte e de eventual porte de arma, entre outros.