Alckmin mantém liderança em SP, aponta Vox Populi

Em pesquisa sobre preferência partidária, PT lidera em São Paulo, seguido por PSDB e PMDB

São Paulo – Pesquisa Vox Populi/Band/IG, divulgada nesta segunda-feira (16), aponta o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, em primeiro lugar na disputa, com 49% das intenções de voto. Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar com 17%. Celso Russomanno (PP) tem 9%, Fábio Feldmann (PV) e Paulo Búfalo (PSOL) aparecem com 1%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos. O Vox Populi ouviu 1.500 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) com o número 70.041/10.

A diferença entre Alckmin e Mercadante subiu de 19 pontos percentuais em julho para 22 em agosto. O candidato do PSDB está em primeiro lugar em todas as faixas etárias, níveis de escolaridade, faixas de renda e regiões do estado de São Paulo.

Na pesquisa espontânea, o tucano tem 21% das intenções de voto e o petista 7%. Os dados também mostram que Mercadante não alcança o potencial de transferência de votos do presidente Lula no estado. Segundo o Vox Populi, 20% dos paulistas votariam com certeza no candidato apoiado por Lula, 32% dependendo do candidato, 15% não votariam e 30% não levam em conta a indicação do presidente. O PT foi escolhido como partido de preferência de 20% dos entrevistados seguido do PSDB com 8% e PMDB com 3%.

Marta lidera

Na disputa ao Senado, Marta Suplicy (PT) lidera com 34%. Romeu Tuma (PTB) tem 19%, Netinho de Paula (PC do B) e Orestes Quércia (PMDB) têm 16%, e aparecem embolados no 2º lugar, empatados tecnicamente. O candidato comunista subiu três pontos percentuais desde o último levantamento.

Ciro Moura (PTC) tem 11%, Moacir Franco (PSL) foi de 6% em julho para 8% e ultrapassou Aloizio Nunes Ferreira (PSDB), que caiu de 7% para 5%.