Líder do PT na Câmara entende que royalties do petróleo devem ser redistribuídos

São Paulo – No dia da possível derrubada do veto de Dilma Rousseff ao projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo, o líder do PT na Câmara, deputado […]

São Paulo – No dia da possível derrubada do veto de Dilma Rousseff ao projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo, o líder do PT na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), afirmou que “este bem [petróleo] pertence à nação brasileira, ao Estado, à República.”

“Não podemos compreender que tudo vá para os estados produtores, temos de fazer a distribuição, este é um bem nacional, um bem do país”, disse à Rádio Brasil Atual. Ele afirma que os royalties devem ser divididos de maneira igual, para que possam ser destinados ao combate das desigualdades sociais e regionais.

O deputado ressalta a importância da aprovação da Medida Provisória (MP) 592, que destina os recursos dos royalties para a educação. “Nós, da bancada no PT, defendendo que os recursos dos royalties têm de ir, todos, para a educação. É claro que não é todo mundo que concorda, mas vamos fazer um debate, estamos dispostos e preparados para fazer esta discussão aqui na Casa.”

A afirmação dos deputados do Rio de Janeiro é que, se perderem a votação hoje, irão recorrer à Justiça, é vista com naturalidade. “Mas isso é um direito que é assegurado a qualquer deputado.” Porém, o deputado vê com pessimismo o que ele chama de “processo de judicialização das decisões do Congresso”. “Tudo que se perde aqui se leva para a Justiça. Eu não concordo com isso, mas é um direito que eles têm.”

Ouça aqui o comentário do deputado José Guimarães no Jornal Brasil Atual