TRE confirma eleição indireta em Campinas

Prefeito será escolhido pelos 33 vereadores da cidade em 22 de março

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (16), por 4 votos a 3, que os 33 vereadores de Campinas vão decidir quem será o prefeito municipal até o final do mandato vigente. A decisão se deu depois de o próprio TRE-SP suspender as chamadas eleições diretas para analisar o caso. A disputa está marcada para 22 de março, mesma data marcada anteriormente à primeira suspensão.

A disputa ocorrerá devido à cassação do prefeito, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), e do vice-prefeito, Demétrio Villagra (PT), de Campinas, no ano passado. Eles foram acusados de envolvimento em processos fraudulentos nos contratos da prefeitura com a empresa mista de saneamento, Sanasa. Com isso, o então presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), comanda o Executivo.

Villagra governou o município por aproximadamente dois meses. Ele se diz vítima de um golpe político na cidade. Internamente, o PT tenta viabilizar um candidato com potencial para encarar o pleito deste ano, que poderia ser o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, nome defendido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As eleições indiretas estão marcadas para ocorrer na própria Câmara Municipal e terão os votos abertos.

Com informações da Agência Brasil