Eleições 2022

Nova pesquisa Quaest para presidente mostra Lula na liderança, com 42%. Bolsonaro tem 34%

Em relação à pesquisa anterior, o candidato do PT oscilou dentro da margem de erro. Na simulação de um eventual segundo turno, Lula teria 48% e Bolsonaro 40%. Já pesquisa PoderData repete números da semana anterior

Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Crescimento de Lula no Sudeste se deve às intenções de voto em SP e MG, os maiores colégios eleitorais do país, onde estão os indecisos, mulheres e eleitores da classe C

São Paulo – A 19 dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida presidencial, de acordo com pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (14). O petista tem 42% das intenções de voto no primeiro turno, oito pontos percentuais à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que registrou 34% dos votos. 

O novo levantamento, realizado presencialmente, aponta para uma oscilação para baixo nas intenções de voto para Lula, em relação à pesquisa anterior, do dia 7. O candidato do PT perdeu dois pontos percentuais, passando de 44% para 42%. A diferença, contudo, está dentro da margem de erro.

Bolsonaro, por sua vez, manteve-se estável. A pesquisa mostra na sequência, isolados, os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Os dois mantiveram o percentual de votos do estudo anterior e estão empatados tecnicamente. Já Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Os demais candidatos, Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB), não pontuaram. Os resultados são referentes à pesquisa na modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Pesquisa espontânea

Os votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos, outros 6%. Pelo resultado da pesquisa apresentada hoje, Lula não poderia vencer no primeiro turno. O petista tem 47% dos votos válidos, desconsiderando os nulos e brancos. De acordo com a Justiça Eleitoral, é preciso atingir 50% mais um voto, pelo menos, para a definição do pleito no primeiro turno. 

O candidato do PT também oscilou na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem o nome dos candidatos. Ele foi mencionado por 33%, ante 34%. Bolsonaro vem na sequência, com 29%, o mesmo patamar do levantamento anterior. Ciro subiu de 2% para 4%. Na espontânea, porém, o total de indecisos é de 29%, e votos em branco e nulos somam 3%. 

Pesquisa BTG/FSB traz Lula com 41% e Bolsonaro com 35% dos votos

Segundo turno

O resultado foi comentado pelo diretor da Quaest Consultoria, Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em pesquisa de opinião e redes sociais. De acordo com Nunes, essa mudança “sugere que a campanha do PT terá que trabalhar ainda mais para tentar convencer o eleitor do voto útil para finalizar a eleição já no primeiro turno”, tuitou. O especialista avalia que “levar a disputa adiante pode ser perigoso para Lula”. 

A análise leva em conta a simulação de segundo turno verificada pela pesquisa. O ex-presidente venceria o atual com 48% dos votos contra 40%. No entanto, essa é a menor distância entre os dois candidatos desde que o instituto começou a medir essa variável. Na comparação com a pesquisa anterior, Lula tinha 51%, contra 39% dos votos em Bolsonaro. 

Foram consultadas 2 mil pessoas entre sábado e terça (10 a 13). O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022. 

Pesquisa PoderData

Outra pesquisa, do instituto PoderData, divulgada hoje, também indica estabilidade na corrida presidencial em relação ao primeiro turno. Com os mesmos números da semana anterior, o ex-presidente Lula segue à frente na disputa, com 43% dos votos. O petista tem seis pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro, que obteve 37% das intenções de voto.

Ciro Gomes tem 8% e Simone Tebet está com 5%. Os resultados são iguais ao da pesquisa anterior, publicada na semana passada. O candidato do Novo teve 1% e os demais foram citados, mas não pontuaram.

A pesquisa é realizada pelo grupo Poder360 Jornalismo. Foram entrevistados, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, 3.500 eleitores de 298 municípios nas 27 unidades da federação. A margem de erro também é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa também está registrada no TSE sob o protocolo BR-02955/2022.

Leia também: