No Rio de Janeiro, número de eleitores entre 16 e 17 anos cai 8,5%

São Paulo – O número de eleitores de 16 e 17 anos caiu 8,5% em relação às eleições de 2008 no Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do […]

São Paulo – O número de eleitores de 16 e 17 anos caiu 8,5% em relação às eleições de 2008 no Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ). O voto é facultativo nessa faixa etária. Segundo o tribunal, há 103,9 mil eleitores com 16 e 17 anos registrados para as eleições de outubro – 9,6 mil a menos do que no último pleito.

Para o corregedor regional eleitoral do estado, juiz Luiz de Mello Serra, o dado é preocupante. “A democracia só evolui com a participação. Onde você reflete essa participação? No jovem eleitor, principalmente naquele cujo voto é facultativo, que vai lá votar, por opção”, disse.

Segundo o magistrado, é preciso atrair o interesse do jovem brasileiro para as eleições, por meio de um trabalho de base, que deve ser feito na escola. A expectativa de Mello Serra é que o uso da internet nas campanhas eleitorais atraia cada vez mais a atenção do jovem para a política.

De acordo com os dados do TRE, o eleitorado total fluminense cresceu 3,3%, passando de 11,2 milhões em 2008 para 11,6 milhões em 2010. A faixa etária que mais cresceu foi a de eleitores com mais de 79 anos: 18,37%, passando de 341,1 mil em 2008 para 403,8 mil neste ano.

Impressão digital

Para as eleições de 2014, o juiz Luiz de Mello Serra pretende contar com as urnas biométricas em todas as seções eleitorais do estado. No pleito deste ano, apenas o município de Búzios, na região dos Lagos, contará com as urnas que reconhecem o eleitor por meio da leitura das impressões digitais.

Sessenta municípios brasileiros já contam com a nova tecnologia. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que as urnas biométricas cheguem a todo o país até as eleições do ano de 2018.

Com informações da Agência Brasil