redes sociais

Na volta ao Twitter, Dilma fala de economia, internet, Mais Médicos e passeio de moto

Após quase três anos sem dar notícias no microblog, perfil oficial volta à ativa fazendo dobradinha com o fake 'Dilma Bolada'

reprodução/facebook

As duas ‘Dilmas’ (oficial e Bolada) tuitam no Palácio do Planalto

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff reativou hoje (27) sua conta oficial no Twitter, que ela não usava desde 13 de dezembro de 2010, antes da posse.

Na restreeia, a presidenta falou de espionagem, soberania nacional, economia, marco civil da internet, o programa Mais Médicos e o sobre o recente passeio de moto que fez em Brasília, deixando claro que o perfil buscará se adequar melhor ao espírito do microblog, usando linguagem informal e abordando temas que fogem da agenda oficial.

O endereço da conta é @dilmabr, o mesmo do perfil fake Dilma Bolada, que faz enorme sucesso tanto no Twitter como no Faceboock, com mais de 700 mil seguidores. O criador do fake, Jeferson Monteiro, foi recebido hoje em Brasília pela presidenta. Embora desativada há quase três anos, a conta oficial tem 1,9 milhão de seguidores.

Nos primeiros tuítes de hoje, as duas “Dilmas” (oficial e Bolada) fizeram uma tabelinha em alguns assuntos. Por exemplo, logo depois de o fake afirmar que estava “boladíssima” com a revista The Economist (sobre matéria de capa falando em queda da economia brasileira), a conta oficial entrou comentando: “Eles estão desinformados. O dólar estabilizou, a inflação está sob controle e somos o único grande país com pleno emprego. Somos a 3ª economia que + cresceu no mundo no 2º trimestre. Quem aposta contra o Brasil, sempre perde”.

Gabinete digital

O retorno às redes sociais ocorre no dia em que Dilma lança o Novo Portal Brasil, que pretende ser “a porta de entrada da relação do cidadão com o governo federal, reunindo num único local informação, serviço, prestação de contas e participação social”.

A reformulação do portal é a primeira entrega do projeto Gabinete Digital, iniciativa que ganhou força após as manifestações de junho e que vai coordenar a integração das redes sociais oficiais.

Segundo o governo, o Gabinete Digital terá também informações dos ministérios e políticas públicas, com objetivo de melhorar a comunicação com a população e mesmo com os servidores federais.