Na disputa sobre plantio de cana, governador de MS fala em ‘estuprar’ Minc

André Puccinelli (PMDB) chama ministro do Meio Ambiente de 'fumador de maconha' e afirma que, se ele visitasse o estado seria 'estuprado em praça pública'. Em nota, ele lamenta a 'brincadeira'

Governador do MS é “truculento ambiental”, respondeu Minc (Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação)

Irritado pela decisão do governo federal de restringir o cultivo de cana de açúcar em regiões como a Amazônia Legal e o Pantanal, o governador André Puccinelli (PMDB) partiu para o ataque, xingando e ameaçando Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente.

Segundo o site Capitalnews, ele teria respondido com sarcasmo sobre o projeto de zoneamento agroecológico do governo Federal, que vetou o cultivo de cana-de-açucar na Bacia do Alto Paraguai. “Ele (Minc) é um ‘v….’ fumador de maconha. Assumo que falei isso mesmo.”

Ele foi além ao comentar a possível participação do ministro na corrida Volta das Nações, prevista para 11 de outubro em Campo Grande. O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, sugeriu que eles disputassem a prova. André respondeu: “Ele vai ganhar. Porque senão eu o alcançaria. Ele seria estuprado em praça pública”.

Em nota, a assessoria de Puccinelli disse que o governador estava brincando. “O governador André Puccinelli fez referências, em tom de brincadeira, a outras críticas recebidas pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. As referências do governador foram entendidas pelos presentes no contexto de brincadeira, sem caráter de ofensa pessoal ao ministro”, diz a nota. 

Minc lamentou as declarações. “É um truculento ambiental que quer destruir o pantanal com a plantação de cana-de-açúcar. Essa declaração revela o seu caráter”, disse Minc em nota.