Greenpeace pede mobilização para conseguir veto de MP

Organização quer que presidente Lula barre emendas de medida que são consideradas um risco para áreas de manguezais e para a Mata Atlântica

O Greenpeace está organizando uma mobilização para pedir que o presidente Lula vete artigos da Medida Provisória 462, considerada pela organização não-governamental uma ameaça ao ambiente da zona costeira.

A avaliação é de que as emendas 6 e 7 da MP, incluídas pelo senador Romero Jucá, líder da base governista no Senado, libera a exploração comercial em áreas de preservação. Os ambientalistas não consideram ruim o princípio da medida, que tem como objetivo regular a ajuda financeira aos municípios amazônicos que perderam arrecadação por conta dos planos de combate ao desmatamento na região norte.

Mas uma das emendas legisla sobre a Reserva Extrativista  Baia do Iguape, unidade de conservação que fica na área mais preservada da Baía de Todos os Santos. Parte do setor fica liberado para a construção de um Polo Industrial Naval, projeto defendido pelo governo da Bahia. O local tem extensos manguezais, sustenta a pesca artesanal e a coleta de mariscos, ajudando 4.500 famílias – de acordo com cálculos apresentandos pelo Greenpeace.

Outra questão é a inclusão da região do Porto Sul de llhéus (BA) no Plano Nacional de Viação. O local abriga uma das áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, e a preservação de sua zona costeira é tida pelo Ministério do Meio Ambiente como fundamental para conservação da vida marinha.

Por isso, o Greenpeace considera importante a mobilização da sociedade civil e pede que os interessados na causa liguem para os telefones do Palácio do Planalto. Telefones (61) 3411-1200 ou (61) 3411-1201.

Fonte: Greenpeace.