Pedalada da esperança

Militantes vão de Porto Alegre a Brasília de bicicleta para a festa da posse de Lula

João Marcelo dos Santos e Pedro Figueiredo, de 57 e 63 anos, já estão no caminho para a posse. Serão mais de 2 mil quilômetros em 22 dias

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
João Marcelo e sua bike. O companheiro Pedro Figueiredo registrou o momento em um trecho da estrada

São Paulo – Uma dupla de militantes de Porto Alegre decidiu viajar até Brasília para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste dia 1º. Eles vão até a capital federal de bicicleta. São mais de 2 mil quilômetros de estradas cruzando os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

João Marcelo dos Santos tem 57 anos. Ele viajará com seu amigo Pedro Figueiredo, de 63. Eles já estão a caminho. Ao todo são 22 dias de pedalada. “Temos uma grande esperança de que as coisas melhorem”, afirma.

Posse de Lula compensa desafios

Logo no primeiro estado que atravessaram, Santa Catarina, a dupla encontrou a primeira grande dificuldade. O estado decretou estado de alerta devido a fortes e constantes chuvas que deixaram cidades submersas. “Muita chuva na estrada. Então, chegar em Joenville, foi uma superação”, relata Pedro.

Embora existam dificuldades, a viagem de bicicleta também tem suas vantagens. De acordo com Pedro, “uma delas é passar pelos pedágios gratuitamente, de boa”.

Apesar de tamanho desafio, o ciclista é só esperança. E afirma que “o fascismo não terá vez. O Brasil certamente será uma força potente contra o fascismo, seja nos países vizinhos ou em outros lugares do mundo”.

Saiba mais sobre essa aventura rumo à festa da democracia

Leia também