Até domingo

Metalúrgicos do ABC iniciam vigília em frente ao Instituto Lula

Sindicato afirma que iniciativa, além de solidariedade ao ex-presidente, é contra 'qualquer ação de violência e intolerância política'

Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Vigília em Defesa da Democracia permanece no Instituto Lula pelo menos até a noite de domingo

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC iniciou ontem (11) pela manhã uma vigília em frente ao Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Segundo a entidade, a iniciativa, além de solidariedade ao ex-presidente, também visa prevenir “qualquer ação de violência e intolerância política”. O movimento será mantido até o próximo domingo (16), quando diversos movimentos farão um ato em defesa da democracia, a partir das 13h.

“Não permitiremos que nossa principal liderança seja atacada ou mesmo ameaçada por setores ou pessoas que não têm respon­sabilidade com a democracia e que nunca se importaram com os trabalhadores”, afirma o diretor executivo do sindicato José Paulo Nogueira, o Zé Paulo. Ele e outros dirigentes ressaltaram conquistas obtidas durante o governo Lula, como o pré-sal, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à pobreza e à fome.

O instituto foi alvo de atentado em 30 de julho. Por volta de 22h, um artefato explosivo foi arremessado de um carro em direção ao portão da garagem, que sofreu danos. A entidade classificou o episódio, que está sob investigação policial, de “ataque político”. Na última sexta-feira (7), partidos, centrais sindicais e movimentos sociais organizaram um “abraço” simbólico no local.