avaliação do governo

Lula tem aprovação de 37%, segundo Ipec; inclusive de 19% que votou em Bolsonaro

Chama atenção na pesquisa que terceiro mandato do presidente Lula tem bom desempenho também entre os eleitores do ex-presidente: 41% dos que votarm em Bolsonaro consideram o governo Lula ótimo, bom ou regular

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
'O povo preto, pobre, da periferia, precisa ser tratado com respeito', disse Lula

São Paulo – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 37%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9). Para essa parcela de brasileiros entrevistados pelo instituto, é ótima ou boa a gestão iniciada em 1º de janeiro, em meio a ameaças de golpes. Já os que consideram como regular somam 37%. Mas para 28% dos entrevistados, é ruim ou péssimo; não sabem ou não responderam 3%.

Segundo o jornal O Globo, que divulgou a pesquisa, este terceiro mandato de Lula conseguiu agradar, até aqui, parte relevante dos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022. Embora a maioria (56%) desses eleitores avalie como ruim ou péssima a atual gestão, 8% deles classificam hoje o governo como ótimo ou e bom. E 33% como regular, totalizando 41% no universo de eleitores de Bolsonaro que não veem a gestão Lula 3 como negativa.

Ainda segundo o jornal, há outro aspecto que reforça a aprovação do eleitorado bolsonarista a Lula: o fato de que, apesar da polarização política, 19% dos que apertaram 22 nas urnas indicaram aprovar a maneira de governar de Lula. E 16% dizem confiar no atual presidente.

Dos que apertaram 22 nas urnas, 19% aprovam e 16% disseram confiar em Lula

Entre os eleitores de Lula, 68% consideram seu governo ótimo ou bom e 27% o classificam como regular. O percentual está próximo ao registrado entre eleitores bolsonaristas. E consideram a gestão ruim ou péssima apenas 3%.

No geral, a avaliação positiva oscilou dois pontos percentuais para baixo em relação à pesquisa anterior. Divulgada em 11 de abril, indicava avaliação positiva de 39%. Consequentemente, a reprovação oscilou dois pontos para cima, passando de 26% para 28%.

Governo Lula 3 vai melhor que Bolsonaro, Temer e Collor em igual período

Esses dados gerais apontam avaliação positiva bem acima de igual período de governo de Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Fernando Collor de Mello (PTB). Em junho de 2019, Bolsonaro tinha 32% de aprovação; Collor, em julho de 1990, 33%, e Temer, o pior de todos: apenas 13% de avaliações positivas quatro meses após o golpe de Estado. Assumiu o governo após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016, sem a prática de crime de responsabilidade.

A pesquisa Ipec entrevistou, pessoalmente, 2.000 brasileiros com mais de 16 anos entre os dias 1 e 5 de junho, em 127 municípios. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Redação: Cida de Oliveira, com Uol e Brasil247