Solidariedade

Lula recebe apoio nas redes. Damous fala em ‘consolidação de um estado policial’

Vários parlamentares aliados do ex-presidente manifestaram apoio e solidariedade nas redes sociais, após seu pronunciamento sobre acusações do MPF nesta quinta-feira

Marcos Oliveira/Agência Senado

Vanessa Grazziotin mencionou agradecimento de Lula a senadores que defenderam Dilma no impeachment

São Paulo – Vários parlamentares aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestaram apoio e solidariedade nas redes sociais, após o discurso em que ele se pronunciou hoje (15) sobre as acusações do Ministério Público Federal na tarde de ontem.

Em vídeo postado no Twitter e no Facebook, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que foi ao diretório nacional do PT “dar um abraço de solidariedade” a Lula. Afirmou estar “profundamente indignado e preocupado” com o que está acontecendo no Brasil.

“Estamos assistindo à consolidação de um estado policial em nosso país”, disse. “Num primeiro momento, num impulso, tive vontade de chamar aquela entrevista coletiva com aquele rapaz (o procurador da República Deltan Dallagnol) de palhaçada. Ainda bem que não fiz. Porque eu respeito os palhaços, o trabalho do circo que só nos traz alegria. O que eles fizeram ontem não foi uma palhaçada, foi um atentado à democracia, foi uma manifestação do fascismo”, disse Damous.

Segundo ele, o Brasil tem hoje dois partidos “articulados e informais” que não estão previstos na Constituição: “O partido da imprensa golpista e o partido da Justiça e do Ministério Público”.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) mencionou o agradecimento de Lula pela atuação dos senadores de outros partidos na defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment. “Presidente Lula não tem o que agradecer, estamos juntos nessa luta em defesa da democracia, dos avanços sociais conquistados nos últimos 13 anos, (pelos) governos Lula e Dilma Rousseff, estamos lutando em defesa dos trabalhadores e pelo povo brasileiro”, escreveu no Facebook. “Conte com o meu apoio. A luta continua!”, acrescentou Vanessa.

No pronunciamento, Lula agradeceu os senadores que não são do PT que se mantiveram com Dilma até o fim. Ele pediu desculpas por não mencionar todos, mas citou, além de Vanessa, Roberto Requião Requião (PMDB-PR), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), João Capiberibe (PSB-AP), Lidice da Mata (PSB-BA), Armando Monteiro (PTB-PE), Elmano Férrer (PTB-PI), Kátia Abreu (PMDB-TO), Otto Alencar (PSD-BA) e Roberto Muniz (PP-BA).

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) observou no Twitter: “Manifestações ‘Fora, Temer’ agora também serão em defesa de Lula”.

Na mesma rede, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou a fala de Lula citando o fato de que até hoje não se apurou a questão do helicóptero do filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), Gustavo Perrella, com 400 quilos de cocaína, em 2013. “E sobre o helicóptero e a cocaína? Tinham provas e faltou convicção”, ironizou.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também comentou o assunto. “Lula joga o helicóptero no colo do MPF”, escreveu no Twitter.

No discurso, Lula afirmou: “Eles sabiam e tinham provas de um helicóptero com 400 quilos de cocaína. Tinham provas, pegaram o helicóptero, mas não tinham convicção. Então não prenderam ninguém”.

A senadora Gleisi Hoffmann ‏(PT-PR) destacou passagens do discurso de Lula, como a que ele diz: “Quero agradecer a imprensa, espero que eu tenha o mesmo destaque que meus acusadores tiveram. Só isso, só igualdade”.

Leia também: