Presidente ativo

Lula passa com sucesso por procedimento médico no quadril direito

A razão das dores do presidente é uma artrose na cabeça do fêmur, que ocasiona o desgaste da cartilagem nas articulações

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula deve cumprir sua agenda na residência oficial, no Palácio da Alvorada, a partir de amanhã (27)

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou nesta quarta-feira (26) por intervenção médica com o objetivo de aliviar dores na região do quadril direito. A operação foi realizada sem complicações e, segundo informações, Lula deve cumprir sua agenda na residência oficial, no Palácio da Alvorada, a partir de amanhã (27).

A razão das dores está associada a um quadro de artrose na cabeça do fêmur, que ocasiona o desgaste da cartilagem nas articulações, levando a incômodos frequentes. O presidente foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, durante a manhã de hoje, e foi submetido a um procedimento chamado denervação percutânea, que consiste na infiltração de medicamentos na raiz nervosa para redução da dor. Para a resolução definitiva do problema, está prevista a realização de uma cirurgia de artroplastia de quadril, programada para ocorrer em outubro.

No último domingo (23), o presidente já havia realizado infiltração no Sírio-Libanês, em São Paulo, buscando aliviar a dor crônica. Contudo, Lula relatou que as dores no quadril retornaram com maior intensidade.

Agenda lotada

Após a recuperação, Lula seguirá uma agenda cheia de compromissos. Entre eles, articulações políticas junto ao Parlamento e à Cúpula da Amazônia, a partir de 8 de agosto, que definirá questões essenciais para o país. Lá, Lula discutirá com outros líderes sul-americanos sobre as pautas essenciais da região para a Conferência do Clima da ONU (COP 30) em 2025. O evento, o mais relevante do mundo sobre o tema, contará com Belém como sede.


Leia também


Últimas notícias