Gestão democrática

Lula, Mujica e Haddad debatem futuro das cidades, em São Bernardo

Seminário internacional discute a participação direta da população nas gestões públicas. Prefeito paulistano participa hoje (28). Ex-presidentes participam amanhã do encerramento

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Mujica e Lula debaterão sobre participação cidadã na América Latina

ABCD Maior – São Bernardo sedia hoje (28) e amanhã, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), seminário internacional que debate a participação direta da população nas gestões das cidades. Em tempos de cobranças por parte da população, que exige maior transparência do poder público, o evento buscará caminhos para a democratização da sociedade, a transformação dos núcleos urbanos e também de suas periferias, segundo nota dos organizadores.

Intitulado como “Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no século 21”, o seminário foi organizado pela prefeitura de São Bernardo e terá a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de José Mujica, ex-presidente e atual senador do Uruguai. Ambos participarão do debate no sábado (28) sobre gestão democrática na América Latina.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), estará presente em debate nesta sexta. Além de figuras políticas, contribuirão para a discussão nomes técnicos como o especialista em Planejamento e Governança Urbana Yves Cabannes, da University College, de Londres, que elogiou dispositivos de planejamento urbano adotados em São Bernardo, como o Orçamento Participativo (OP), o Plano Diretor, e o Plano Plurianual (PPA) Participativo.

“Vi ousadia nessas propostas. Os investimentos feitos pela cidade permitiram articulação com temas como a educação, a saúde, o comércio, a arte e o desenvolvimento”, ressaltou, em entrevista ao ABCD Maior, Yves Cabannes.

O secretário de Serviços Urbanos da cidade, Tarcísio Secoli, mediará a primeira rodada de conversa, agendada para as 14h. O encontro será aberto pelo prefeito Luiz Marinho (PT). Também participarão o governador da província argentina de Santa Fé, Antonio Bonfatti, e os ministros da Sáude, Arthur Chioro, da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Secretaria-geral da Presidência, Miguel Rossetto.

A programação completa do evento está disponível no site da prefeitura de São Bernardo.