Lula fará novos exames durante o fim de semana

Presidente Lula é submetido a exames no Real Hospital Português, em Recife ( Foto: Ricardo Stuckert/PR) São Paulo – O presidente Lula fará no sábado (30), às 8 horas, um […]

Presidente Lula é submetido a exames no Real Hospital Português, em Recife ( Foto: Ricardo Stuckert/PR)

São Paulo – O presidente Lula fará no sábado (30), às 8 horas, um check-up anual no Instituto do Coração em São Paulo (InCor). Os procedimentos devem durar cerca de três horas. As informações são de assessores do presidente.

Além disso, na tarde desta sexta (29), o médico da Presidência, Cleber Ferreira, visita Lula em seu apartamento, em São Bernardo do Campo, quando medirá a pressão arterial do presidente e fará uma avaliação geral do estado de saúde.

No Blog do Planalto, da Presidência da República, uma mensagem postada às 19h58 da quinta (28), afirmava que Lula já se mostrava mais disposto e “bem-humorado”. Por orientação médica, de acordo com o texto, o presidente dormiu boa parte do dia e no fim da tarde já tinha a pressão estabilizada em 11 por 8, conforme constatou Cleber Ferreira.

Lula fica em São Barnardo até domingo (31) e retoma agenda de trabalho na segunda-feira (1º).

Também na quinta, o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil, disse que, após a crise de hipertensão da véspera, Lula deveria passar por uma nova avaliação médica o mais rápido possível.

“Eu gostaria que essa avaliação fosse feita o mais rápido possível, nos próximos dias”, disse Kalil a jornalistas no aeroporto de Congonhas, após se encontrar com o presidente, que chegava de Recife.

Na quarta-feira (27), Lula, de 64 anos, cumpriu extensa agenda em Pernambuco e passou o dia sentindo-se indisposto com um incômodo no peito. Ele saiu mais cedo do jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), por conta dessa indisposição.

Antes de embarcar para a longa viagem até a Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial, o médico Cleber Ferreira, que compunha a comitiva de Lula, recomendou que o presidente realizasse alguns exames.

A assessoria de imprensa da Presidência informou que naquele momento foi identificada pressão arterial alta, 18 por 12. Segundo fontes, a média do presidente é de 13 por 11.

Lula foi levado imediatamente para o Real Hospital Português, onde passou a noite e tomou diuréticos.

Ferreira informou que todos os exames realizados por Lula tiveram resultado normal, daí a alta na manhã do dia seguinte, seguida da viagem a São Paulo.

Assessores ligados a Lula afirmaram que a crise de hipertensão foi decorrente de estresse, devido ao fato de o presidente viajar muito e descansar pouco. Eles não acreditam em nenhum outro problema mais grave.

Viagem Cancelada

 

A agenda do presidente foi cancelada até o próximo domingo, cancelando a viagem que faria a Davos.

 

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, representarão Lula no Fórum Econômico Mundial, na estação de esqui suíça de Davos, onde o presidente receberia o prêmio “Estadista Global”.

 

Fonte: Reuters e Agência Brasil