Lula faz exames médicos no sábado e viaja a Brasília

São Paulo- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma crise de pressão alta, passará por uma avaliação médica na manhã de sábado no Instituto do […]

São Paulo- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma crise de pressão alta, passará por uma avaliação médica na manhã de sábado no Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo e deverá embarcar para Brasília no início da tarde. A informação é da assessoria da Presidência da República.

O procedimento, marcado para as 8h, deve levar três horas e será coordenado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente há cerca de 20 anos.

Ao meio-dia, o presidente deverá retornar a Brasília, onde deverá repousar, sem compromissos.

A agenda de Lula foi cancelada até domingo. Na programação, estava uma viagem a Salvador para uma participação no Fórum Social Mundial e um evento religioso em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Havia expectativa que Lula pudesse comparecer a este evento, mas sua presença foi descartada pela assessoria da Presidência.

Lula se recupera desde quinta-feira em sua residência em São Bernardo após ter tido um pico de pressão arterial (18 por 12) na quarta-feira à noite, em Recife, onde foi hospitalizado.

Na quinta, ele já apresentava pressão de 11 por 8, de acordo com a assessoria. A melhora foi atestada pelo médico da Presidência, coronel Cleber Ferreira, no final da tarde de quinta após visita a Lula. O médico permanece a postos, hospedado em um hotel da cidade.

A crise de saúde foi atribuída por ministros e assessores à rotina intensa de trabalho. Foram 12 cidades percorridas nos últimos 14 dias e mais de 30 compromissos entre cerimônias, jantares e inaugurações pelo país.

Seu estado de saúde impediu que ele comparecesse nesta sexta-feira ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, onde receberia o prêmio “Estadista Global”.

O evento é a meca de líderes empresariais, economistas e políticos.

Além da primeira-dama, Marisa Letícia, Lula esteve acompanhado na residência pelos filhos Fabio, Sandro, Marcos e Luiz Cláudio. Recebeu telefonemas de ministros e dos presidentes Fernando Lugo (Paraguai) e Álvaro Uribe (Colômbia), que foram atendidos por assessores.

A pedido do presidente norte-americano, Barack Obama, o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jim Jones, conversou com o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, sobre a saúde de Lula.

Fonte: Reuters