Lula decide sobre reajuste de aposentados antes da estreia do Brasil

Lula, durante visita ao Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II , em Queluzito (MG), promete evitar extravagância pré-eleitoral (Foto: Ricardo Stuckert/Pr) São Paulo – O prazo para sancionar ou vetar […]

Lula, durante visita ao Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II , em Queluzito (MG), promete evitar extravagância pré-eleitoral (Foto: Ricardo Stuckert/Pr)

São Paulo – O prazo para sancionar ou vetar o reajuste dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo de 7,7% e o fim do fator previdenciário termina nesta terça-feira (15). A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser tomada no dia da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Nesta segunda-feira (14), Lula afirmou que não se deixará levar pelo momento eleitoral em sua decisão sobre o reajuste dos aposentados. O índice aprovado pelo Congresso Nacional ficou acima dos 6,14% inicialmente propostos pelo governo.

“Não pensem que eu me deixarei seduzir por qualquer extravagância que alguém queira fazer por conta do processo eleitoral. Minha cabeça não funciona assim”, disse Lula em entrevista na cidade mineira de Queluzito, onde inaugurou um gasoduto.

“A eleição é uma coisa passageira e o Brasil não jogará fora no século 21 as oportunidades que perdeu no século 20”, completou, alertando que não pretende “estragar” sua relação com aposentados e trabalhadores.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reiterou no domingo (13) que a equipe econômica recomenda o veto ao reajuste de 7,7% e mantenha o percentual de 6,14%. “Nós fizemos a recomendação para o presidente Lula. Ele vai tomar a decisão na terça-feira. Vamos ver como fica”, disse ele, depois da convenção nacional do PT, em Brasília.

Com informações da Reuters