Tempo de definição

Lula comemora Independência da Bahia, mas conversa com PSB sobre chapa em São Paulo

Mesmo com agenda em Salvador, ex-presidente deve conversar com o PSB no fim de semana sobre aliança de Haddad e Márcio França

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Chapa definida na Bahia (da esq. para dir.): Alckmin, Geraldo Júnior, Lula, Jerônimo e Otto Alencar

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agenda neste sábado (2) em Salvador, onde participa de celebrações com o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT), pelos 200 anos da Independência na Bahia. Lula chegou na tarde desta sexta-feira (1º) à capital baiana. As comemorações do 2 de Julho serão em ato na Arena Fonte Nova, a partir das 10h30.

Apesar de estar em Salvador, parte das ocupações de Lula serão relacionadas a São Paulo. A decisão sobre a aliança, ou não, de Fernando Haddad e Márcio França já no primeiro turno está novamente no centro das discussões. Mesmo com a agenda na Bahia, o ex-presidente deve conversar com o PSB no fim de semana. A informação é do ainda pré-candidato ao governo paulista pelo PSB, Márcio França.

Ao portal Uol, nesta sexta, França disse que “a prioridade é a eleição do Brasil”.  “Vamos conversar com Lula neste fim de semana. Tentamos fazer tudo para a decisão final seja a melhor possível”, disse. O ex-governador explicou o que ainda está na balança para uma definição em São Paulo.

“A dúvida é basicamente a seguinte: o fato de eu sair da disputa pra governador não faria com que possivelmente surgisse o Rodrigo Garcia com muito mais força? É provável. A disputa ficaria entre Haddad e Rodrigo no segundo turno. Nesse caso, é melhor ou pior para o presidente Lula?”, questionou França. Segundo a avaliação do socialista, “tendo dois players no segundo turno que apoiassem Lula, tenho certeza que seria melhor”, disse.

Datafolha “muito ruim” para Tarcísio

Em São Paulo, Lula lidera as intenções de voto contra Bolsonaro, segundo o Datafolha. França disse ao Uol que a pesquisa sobre o governo paulista divulgada na quinta (30) “foi muito ruim” para o candidato de Jair Bolsonaro, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e talvez faça o presidente do PSD, Gilberto Kassab, “repensar” (confira aqui). Kassab ainda não decidiu se apoia o candidato bolsonarista ou se opta pela chapa PT-PSB. Se decidir apoiar Tarcisio, França desiste do Palácio dos Bandeirantes. Mas o socialista avalia que, com apoio de Kassab, “dificilmente” ficaria fora do segundo turno.

Por outro lado, pesquisa Datafolha divulgada ontem indica que, sem França na disputa, Haddad poderia vencer a eleição já no primeiro turno.

Além disso, o fato novo em São Paulo foi a desistência do apresentador José Luiz Datena (PSC) de concorrer a uma vaga no Senado pelo Estado. Ele faria parte da chapa do bolsonarista. Com sua saída de cena, a chance de França se eleger senador aumenta.

Na Bahia, palanque definido

A chapa e palanque de Lula estão definidos na Bahia: reúne, além do pré-candidato à Presidência e seu vice, Geraldo Alckmin, estão o ex-secretário estadual de Saúde Jerônimo Rodrigues (PT) para governador, tendo na vice o vereador Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. Otto Alencar (PSD) – que chegou a ser cotado para concorrer ao governo estadual – completa o time como candidato à vaga ao Senado, onde atualmente já exerce mandato e foi destaque na CPI da Covid em 2021.

Assim como Lula, Jair Bolsonaro (PL) e outros presidenciáveis, como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB-MS), também participarão das comemorações pela Independência da Bahia, todos em Salvador. Bolsonaro fará mais uma motociata. Ciro irá à celebração de ato cívico no Largo da Lapinha, percorre parte do trajeto até o Campo Grande e desfila ao lado de militantes do partido, entre os quais a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).

A presença de todos esses pré-candidatos no mesmo dia na capital baiana – onde já estão desde esta sexta – tem exigido atenção do esquema de segurança pública.

Leia também: