Lula começa tratamento com grande perspectiva de recuperação

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais e da torcida do Corinthians no domingo (30), durante partida pelo Campeonato Brasileiro (Foto: © […]

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais e da torcida do Corinthians no domingo (30), durante partida pelo Campeonato Brasileiro (Foto: © Leo Barrilari/Frame/Folhapress)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, na manhã desta segunda-feira (31), o tratamento com quimioterapia para um tumor na laringe. Ele chegou ao local às 10h, mas não concedeu entrevistas nem se pronunciou publicamente. O procedimento está preparado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, e deve durar três horas. Lula irá passar a noite internado, para se avaliar eventuais efeitos colaterais.

Cerca de 40 jornalistas amanheceram em frente ao local, aguardando a chegada do paciente. Outras duas sessões serão programadas com intervalos de 20 dias, e é provável que haja reforço, em janeiro, com radioterapia, para assegurar a extinção de células cancerígenas na região da garganta.

No domingo (30), o médico Roberto Kalil Filho afirmou à imprensa que Lula está bem e tranquilo em relação ao diagnóstico que recebeu. Em visita à casa do ex-presidente, em São Bernardo, Kalil disse ter recebido o pedido de que os boletins médicos sobre o estado de saúde de Lula fossem transparentes.

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais, da presidenta Dilma Rousseff, de chefes de Estado de outras nações, além de uma homenagem durante o jogo entre Corinthians e Avaí pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Uma faixa nas arquibancadas e outra, carregada pelos jogadores do time paulista, do qual Lula é torcedor, manifestaram desejo de recuperação.

Foi a Kalil que Lula reclamou, na quinta-feira (27), durante a comemoração de 66 anos, de rouquidão e incômodo na garganta havia duas semanas. A sugestão do médico, que também é amigo do ex-presidente, foi de realizar uma consulta médica. No dia seguinte, após exames, foi possível se obter o diagnóstico, divulgado oficialmente no sábado (29).

Diante da necessidade de realização de biópsia para avaliar o tumor, Lula permaneceu internado até sábado e passou o domingo (30) em casa. Ao lado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente apareceu na janela de seu apartamento por pelo menos duas vezes, onde jornalistas faziam plantão.

Segundo o médico, em entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o tumor foi constatado em uma fase inicial, e acredita-se que o foco tenha começado a se desenvolver há relativamente pouco tempo. A perspectiva é de recuperação, sem sequelas graves e com qualidade de vida preservada.

O tumor na laringe é um dos mais comuns que acometem a região da cabeça e pescoço. Ele é mais prevalente entre fumantes – e o risco aumenta entre pessoas com hábitos de ingestão de bebidas alcoólicas. Lula conseguiu se livrar do vício do tabagismo no ano passado, segundo Kalil.

Com informações da Agência Brasil