Pausa para o guerreiro Lula

A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com câncer na laringe, na região da garganta, deixou milhões de brasileiros tristes e preocupados. Mesmo entre os […]

A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com câncer na laringe, na região da garganta, deixou milhões de brasileiros tristes e preocupados. Mesmo entre os que nunca o viram pessoalmente, o sentimento é como se fosse alguém da família ou próximo a ela, que ficou importante e mora longe.

Os médicos já disseram que tem tratamento, tem cura – graças a Deus! É só questão de tempo, enfrentar o tratamento e, em breve, Lula estará curado.

A comoção decorre de ele ser – e isso deve permanecer por muitos e muitos anos – reconhecido como o melhor presidente que o país já teve. Foi a sabedoria, a determinação, a perseverança e a sensibilidade social e política dele que fizeram o Brasil encontrar o caminho para se tornar uma sociedade mais moderna, justa e solidária.

Como bem lembrou o jornalista Carlos Alexandre, a doença de Lula não pode ser vista apenas pela frieza da política. Personagem de carisma inquestionável, Lula tem o mérito de humanizar a figura do presidente da República. Essa característica também ajuda a explicar a consternação nacional, atingindo dos mais ferrenhos opositores ao brasileiro comum.

Mas tem gente que não resiste à tentação de mostrar seu lado animal. As barbaridades veiculadas na internet, como as pragas para que o paciente sucumba à doença ou as sugestões de que busque tratamento na rede pública.

Apesar das manifestações de ódio em redes sociais contra Lula, até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, adversário político de Lula, deixou as divergências de lado. Ele condenou as manifestações de internautas.

“Acho que isso é uma espécie de recalque, eu não endosso isso”, disse Fernando Henrique.  Para o tucano, questões de saúde no país não devem ser relacionadas ao tratamento feito por Lula.

O ex-presidente ainda lembrou-se dos tempos em que conviveu com Lula na campanha Diretas Já. Apesar das divergências, Fernando Henrique afirmou que este é um momento de solidariedade.

Vale ressaltar que o diagnóstico de câncer na laringe é associado aos efeitos do cigarro e das bebidas alcoólicas, duas poderosas indústrias que minam a saúde de milhões de brasileiros.

O ex-presidente Lula tem falhas, como ser humano e como homem público, mas os detratores usam de má-fé ou de ignorância ao atacá-lo. Ao ampliar o Bolsa Família, Lula deu contribuição decisiva para melhorar a saúde do brasileiro, que passou a comer mais e melhor. A ascensão da classe C significa, por seu lado, que uma parcela relevante da população passou a comprar mais remédios.

Até na política, há limites.