Repercussão

Lula na capa da ‘Time’: internautas ridicularizam Bolsonaro por pedir votos para aparecer na revista

Pré-candidatura de Lula foi destaque como “o segundo ato” do petista que retorna do “exílio político com a promessa de salvar a nação”. Bolsonaristas apelam para capa “fake”

Twitter/Reprodução
Twitter/Reprodução
Internautas também lembraram da montagem de uma fake news publicada por Ricardo Salles, simulando uma capa da revista 'Time' com a foto de Bolsonaro

São Paulo – A entrevista de capa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista Time despertou a ira de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que apelaram para a produção de capas fakes com a foto do mandatário e legendas mentirosas descrevendo-o como um “líder competente e visionário”. O filho do presidente Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi um dos primeiros a atacar o periódico nesta quarta-feira (4) ao postar, em sua conta, que a publicação “perdeu a credibilidade”. 

O ataque foi seguido pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que questionava em seu Twitter: “quem liga para essa porcaria de revista TIME !?!”. Imediatamente, internautas reagiram aos comentários apontando a expressão “dor de cotovelo” por parte dos apoiadores do presidente. Eles ainda lembraram da montagem de uma fake news publicada pelo próprio Salles, em fevereiro, simulando uma capa da revista Time com a foto de Bolsonaro e a chamada: Prêmio Nobel da Paz 2022. A imagem mentirosa foi compartilhada como “Parabéns, Presidente” pelo ex-ministro, que deixou o cargo em junho de 2021 em meio a investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele. 

“‘Quem liga?’. O Salles liga, e MUITO, para mandar um recibo desses”, ironizou um internauta. 

Bolsonaro pediu votos para sair na ‘Time’

No Twitter, usuários também ironizaram as críticas bolsonaristas, resgatando a campanha de voto em massa, levantada pelo presidente da República, para que ele ganhasse como a “personalidade do ano de 2021” da revista Time. Durante uma de suas tradicionais lives, no final de novembro, o chefe do Executivo pediu para seguidores acessarem o site e escolherem seu nome. Na ocasião, Bolsonaro mostrou-se surpreso ao saber que em primeiro e em segundo lugar na lista dos mais influentes estavam os profissionais de saúde. E reforçou o pedido. “O voto é aquele que você achar que aquela pessoa te agrada ou não e a gente está disparado aqui. Espero que ganhe. Já agradeço quem votou em mim e quem não votou, vota”, frisava. 

As manchetes jornalísticas com os pedidos do presidente da República renderam hoje diversos memes conhecidos como expectativa versus realidade, que comparavam o desejo de Bolsonaro à publicação física e real de Lula na capa da Times. “Bolsonaro mobilizou seus fanáticos seguidores e seus robôs para votar em uma enquete para aparecer na capa da Revista Time. Não apareceu. Lula sim! TIME: ‘O presidente mais popular do Brasil retorna do exílio político com a promessa de salvar a nação’, zombou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Até o início da tarde desta quarta, o termo “Lula na capa da Time” seguia entre os mais citados no Twitter. Internautas também lembraram que, na mesma semana que o ex-presidente é destaque na publicação internacional por sua pré-candidatura, o Brasil também ficou novamente de fora da lista de convidados para a cúpula do G7. Desde 2019 o país não participa da reunião dos grupos de países desenvolvidos formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Canadá, além da União Europeia. O que, segundo analistas internacionais, é atribuído à queda da imagem do Brasil sob a diplomacia de Bolsonaro. 

A entrevista de Lula à Time, por sua vez, foi repercutida como uma reposição do protagonismo internacional do Brasil. 

Confira mais repercussões