Decisão amanhã

Julgamento de Moro volta a ser suspenso: senador já tem três votos contra sua cassação

Juíza que aparece em foto antiga ao lado de Moro votou contra a cassação, acompanhando o relator. Faltam três votos

Lula Marques/Agência Brasil
Lula Marques/Agência Brasil

São Paulo – Na terceira sessão de julgamento que envolve o senador Sergio Moro (União-PR), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) voltou a suspender a votação. Agora, foi a vez de o desembargador Julio Jacob Junior pedir vista, na tarde desta segunda-feira (8). São três votos contra e um a favor da cassação. Pelo cronograma da Corte, o julgamento deve terminar amanhã, com os últimos três votos.

Logo no início da sessão, a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani anunciou que acompanhava o relator, Luciano Carrasco Falavinha Souza. Ou seja, contra a cassação de Moro. Já a divergência foi aberta em seguida por José Rodrigo Sade.

A presença da juíza causou certa polêmica na semana passada, por aparecer em uma foto ao lado de Sergio Moro. Mas o TRE informou que a desembargadora esclareceu “que se trata de uma imagem antiga de magistrados que trabalhavam no mesmo prédio e que não possui relação de amizade com o investigado”.

Foto dos anos 1990 que, segundo juíza do TRE-PR, mostra apenas colegas que trabalhavam no mesmo prédio (Foto: reprodução)

Segundo a juíza, a redução do período efetivo de campanha tornou curto o período de debate político. Assim, a pré-campanha permite esse debate, desde que não se peça votos e não se gaste acima da média. “Não posso dizer que o Sergio Moro gastou mais, porque não sei quanto os demais gastaram”, disse a desembargadora, apontando “impossibilidade matemática” de comparar gastos.

Apesar do pedido de vista, o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz preferiu antecipar seu voto. Assim como o relator, ele afirmou que não é a Operação Lava Jato que está em julgamento. E também considerou que não houve o alegado abuso de poder econômico. Faltam, segundo ele, provas consideradas “irretorquíveis”.