Ideli quer ajuda da oposição na relação com Legislativo

Para Ideli, o diálogo entre o governo e a oposição iria contribuir para aprimorar a relação entre Legislativo e Executivo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) São Paulo – Ao tomar […]

Para Ideli, o diálogo entre o governo e a oposição iria contribuir para aprimorar a relação entre Legislativo e Executivo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

São Paulo – Ao tomar posse como ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti declarou que tanto governo como oposição precisam contribuir para aprimorar a relação entre Executivo e Legislativo. Prometendo muito diálogo, a nova ministra afirmou que será “firme nos princípios e afável na abordagem”.

“Sempre ganhei mais batalhas conciliando do que divergindo”, afirmou. “Não sou pessoa de duas palavras. Acordos serão cumpridos, mas, se modificados, comunicados e negociados”, comprometeu-se.

O trabalho na secretaria “será o de conversar, conversar, conversar e negociar”, resumiu Ideli. “Governo e oposição podem e devem contribuir para a boa relação entre Legislativo e Executivo”, sugeriu. “Contem comigo, conversem comigo, divirjam e convirjam comigo.”

Ideli ocupava o ministério da Pesca e Aquicultura e trocou de posição com Luiz Sérgio. As dificuldades nas relações entre governo e Congresso Nacional foram decisivas para a mudança, a segunda no primeiro escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff em menos de uma semana. Antes, Antonio Palocci deixou a chefia da Casa Civil para a senadora Gleisi Hoffmann.

A nova ministra terá, ainda nesta semana, um primeiro desafio, o de negociar a inclusão do regime diferenciado de contratações (RDC) em uma das Medidas Provisórias em pauta na Câmara dos Deputados. O modelo altera licitações para projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014.

Pesca

Luiz Sérgio, por sua vez, disse que se sentia “apenas mudando de trincheira”. Ele deixou a pasta em meio a críticas de que não estaria sendo eficiente no diálogo do governo com Congresso. O ministro afirmou, no entanto, que cumpriu sua tarefa, buscando mais ouvir que falar na relação com deputados, senadores, governadores e prefeitos.

Ao tomar posse hoje na pasta da Pesca, Luiz Sérgio considerou que o governo colecionou vitórias no Congresso durante sua gestão e lembrou a aprovação de cinco medidas provisórias, além do reajuste do salário mínimo.

Luiz Sérgio disse que sua intimidade com a questão da pesca vem da infância em Angra do Reis (RJ). Como deputado, ele participou de mobilizações para a criação da pasta durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos arregaçar as mangas, jogar as redes e pescar”, anunciou o ministro. Ideli, ao assumir, desejou sorte ao sucessor, e pediu ainda que ele “cuide bem dos peixinhos”.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil