Ideli promete ‘governo harmonizado’ com a base

São Paulo – A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, prometeu buscar harmonia entre o governo e a base aliada no Congresso Nacional. Nas primeiras declarações à […]

São Paulo – A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, prometeu buscar harmonia entre o governo e a base aliada no Congresso Nacional. Nas primeiras declarações à imprensa após a confirmação da mudança de cargos entre ela, que ocupava o ministério da Pesca e Aquicultura, e Luiz Sérgio, responsável pela articulação política com o Legislativo, Ideli disse que pretende buscar proximidade com governadores e prefeitos.

O ministro Luiz Sérgio, por sua vez, negou desarticulação da base do governo. A atuação do petista na articulação política do governo vinha sofrendo críticas de aliados, que apontavam deficiências no diálogo entre o Executivo e o Congresso. A posse será nesta segunda-feira (13), menos de uma semana depois da troca de Antonio Palocci por Gleisi Hoffmann na chefia da Casa Civil.

“É uma troca de tarefas, mas não de responsabilidades”, explicou-se Ideli a jornalistas. “Vou beber muito na fonte do Luiz Sérgio (…). Já executamos muitas tarefas juntos e vamos continuar”, adiantou.

Ideli está sem mandato parlamentar. Ex-senadora até 2010 e candidata derrotada ao governo de Santa Catarina, a petista foi líder do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado. No período, teve atritos com setores do PMDB e da oposição. Questionada a respeito, a nova ministra brincou: “Não sei se é Idelizinha paz e amor, mas é ouvir muito e negociar muito”.

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), declarou que, como ministra, Ideli teria de adotar uma conduta diferente da que teve como líder do governo, usando “muito mais de diálogo”. O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse acreditar que a mudança “não vai acabar com a crise”.

Paulo Teixeira (PT-SP), líder da bancada do partido na Câmara, acredita que a mudança promove uma interação melhor entre o Executivo e o Legislativo. “O Luiz Sérgio fez um belo trabalho como ministro, está de parabéns”, contemporizou em entrevista ao G1. “E a Ideli Salvatti é boa escolha da presidenta, porque ela tem experiência parlamentar, é muito fiel ao governo e é uma pessoa do dialogo. Nós já tínhamos diálogo, com o ex-ministro, mas agora deve ficar mais intenso.”

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), em nota, saudou a decisão de Dilma. Ele agradeceu a Luiz Sérgio e qualificou sua passagem pela secretaria como um “belo trabalho”. “À nova titular da SRI, ministra Ideli Salvatti, cuja experiência parlamentar é reconhecida nacionalmente, coloco-me à disposição, desde já, para iniciarmos as conversas necessárias para que a articulação política entre o Executivo e o Legislativo federal prossiga acontecendo de maneira independente, respeitosa e produtiva”, completou.