Haddad faz apelo para retomada do desenvolvimento em SP

Após a posse na Câmara, vereador José Américo (PT) é eleito presidente do Legislativo municipal

São Paulo – O novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), tomou posse hoje (1º) fazendo um apelo ao à Câmara para que o ajude a recolocar São Paulo no padrão de desenvolvimento “à altura de sua história”.

Falando aos 55 vereadores que haviam sido empossados antes dele, Haddad ressaltou seu “respeito” ao Legislativo. “Nós queremos manter com esta Casa o mais alto padrão de relacionamento, falo não só com a base do governo, mas com cada um dos vereadores”, afirmou.

O novo prefeito ressaltou que não existe República nem Democracia sem um Legislativo forte.

Para ele, tanto seu governo quanto a Câmara devem seguir o perfil empreendedor da capital. “Como a cidade é uma cidade de empreendedores, temos que, juntos, empreender também”, afirmou.

Segundo ele, os parlamentares terão livre trânsito nos gabinetes da prefeitura e das subprefeituras. “As portas dos gabinetes e das subprefeituras estarão sempre abertos”, afirmou.

Haddad foi o prefeito que mais nomeou vereadores para cargos de secretario em início de administração. O vereador Antonio Donato (PT), será seu secretário de Governo, Netinho de Paula (PCdoB) será secretário de Promoção da Igualdade Racial, Eliseu Gabriel (PSB) será secretário de Desenvolvimento Econômico e Ricardo Teixeira (PV) para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

A posse de Fernando Haddad recoloca o PT na administração da cidade depois dos oito anos da gestão José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PDB). A última vez que o partido havia governado a cidade foi com Marta Suplicy (2001-2005).

Presidência da Câmara

O vereador José Américo (PT) foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2013/14. Ele teve 51 votos de 55 possíveis. O vereador Toninho Vespoli (PSOL), que disputou contra Américo, teve apenas um voto. Três vereadores não votaram, dois deles por que não puderam comparecer à cerimônia de posse.

O vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) é o novo vice-presidente da Câmara. Ele disputou o cargo com Souza Santos, também do PSD.

Antônio Carlos Rodrigues (PR), Toninho Paiva (PR), e Mario Covas Neto (PSDB), não tomaram posse hoje. Paiva e Covas Neto devem tomar posse nos próximos 15 dias, prazo permitido pelo Legislativo. Rodrigues substitui Marta Suplicy (PT) no Senado – de quem era suplente – desde que ela virou ministra da Cultura.

Com informações de Raimundo Oliveira e agências